Aproveitando a deslocaçãoque fez em Janeiro ao Brasil, no âmbito da sua actividade escutista, o Engº. José Machado visitou o Parque Tecnológico Itaipu.
Embora já tenha estado e trabalhado em muitos parques tecnológicos portugueses (tais como o Tagus Park, em Oeiras, o Pólo Tecnológico de Lisboa e o Madan Parque de Ciência e Tecnologia, na Universidade Nova de Lisboa, na Caparica), José Machado mostrou um especial interesse em ver a funcionar, no local, o Parque Tecnológico Itaipu que tem como missão compreender e transformar a realidade da região trinacional de Iguaçu (Argentina, Brasil e Paraguai), articulando e fomentando acções voltadas ao seu desenvolvimento económico, tecnológico e social.
O Parque Tecnológico Itaipu integra uma incubadora empresarial, laboratórios de pesquisa, plataforma de ensino à distância e projectos educacionais de apoio ao ensino técnico até à pós-graduação. O Parque é membro da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) do Brasil, o Parque Tecnológico Itaipu tem o foco na inovação. O parque aproveita a sinergia e a proximidade com a central de Itaipu para desenvolver o estudo nas áreas que apresentam maior potencial naquela região: a água, a energia e o turismo. Este parque tecnológico tem 116 hectares e mais de 50 mil metros quadrados de área já construída. Possui uma moderna infra-estrutura, com espaço empresarial, laboratórios de pesquisa, salas de aula, biblioteca, auditórios, salas de videoconferência e restaurante, tendo condições para congressos e outros eventos. Estão em construção instalações desportivas para proporcionar aos utentes deste parque tecnológico maior qualidade de vida.