sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ZEP

A questão dos mega-eventos na Cerca do Castelo pode ser alvo de apoio e de crítica. O que só pode ser alvo de crítica é este descurar do património classificado de Óbidos. Durante meses e meses a Cerca do Castelo, a sua Zona Especial de Protecção, estão sujeitas a estes exemplares deploráveis. Os turistas, estupefactos, contemplam estas "maravilhas" durante demasiado tempo.
Mas há uns que, de quando em vez, aparecem a arvorar-se como defensores do Património.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ZEP

Para aqueles que falam em garantir a Zona de Protecção Especial da Vila e do Castelo há que recordar estas (e outras) imagens.
Cá estaremos para o fazer.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Veja as diferenças





Veja a diferença! Afinal o Partido Socialista sempre serve para alguma coisa ao contrário do que alguns apregoam. Foi denunciado aqui, na primeira fotografia, que era desadequado o mono que se mantinha na Cerca não servindo para os objectivos para que foi instalado. Passados uns dias a Câmara, diligentemente, retirou o mono, não sabemos se a título definitivo se para manutenção. Fica a dúvida!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Promessas não cumpridas

Noutros tempos, os da megalomania, Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos, dizia à Agência Lusa estar "muito satisfeito" com a decisão do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, ao criar "uma escola que vem consolidar a rede de implantação do IPL no distrito", mas também responder "às necessidades do país nesta área de formação".
Mais dizia, em 2004, que "para já" a escola vai ficar localizada em "instalações provisórias" no centro histórico e a Câmara garante a construção até Outubro de uma residência para cem alunos.·
Depois, está prevista a "cedência de um terreno com cerca de 4,5 hectares para o IPL" junto às muralhas, onde deverá ser instalada a sede definitiva da escola.


Outros tempos!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Eleições Congresso

Decorrerá amanhã a partir das 16 horas a votação para eleição do Secretário-eral do Partido Socialista na sede do PS em Óbidos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Exemplos de Excelência e boas práticas


Num tempo em que se vai falando de Óbidos vir a ter uma Praça da Criatividade, um Armazém de Ideias e um Laboratório de Educação Criativa era bom que não nos esquecessemos de que o Património Nacional está neste estado deplorável. Mais do que encher páginas de jornais exige-se acção no essencial.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ministro da Cultura no Parlamento

O Partido Socialista de Óbidos gostou de ver o Senhor Ministro da Cultura a colocar o Deputado Feliciano Barreiras Duarte no seu devido lugar na Comissão de Cultura da Assembleia da República.
O Senhor Ministro entendeu como despropositadas as palavras do Deputado do PSD quando se lhe dirigiu, e disse-lhe isso mesmo na cara.
É curioso que a cartilha do "politicamente correcto" que se quer exigir em Óbidos e na Assembleia Municipal aos deputados do PS, para nos tentar condicionar, não seja a mesma pela qual se rege o Sr. Deputado na Assembleia da República. Da próxima vez que quiser dar-se ao respeito, ou exigir respeito, não deixarão de ser lembradas as palavras que o Sr. Ministro e bem, lhe dirigiu.

Exemplos de Excelência e boas práticas

O que fica para trás...
Esta imagem é bem o exemplo do que se passa em Óbidos desde que o PSD chegou ao poder. A Vila Natal e projectos inovadores e modernos como o acesso à Vila de Óbidos com um cartão magnético servem para colher páginas e páginas de elogios. Mas depois temos o fim da festa. Esta imagem vale mais que mil palavras. É bem o exemplo da degradação e do desperdício. Mas para ver isto já não há jornalistas...
Agradecemos ao cidadão que nos enviou esta fotografia.
NOTA:Sobre esta foto cumpre adicionar a seguinte informação. Em 2002 o executivo PSD e o Presidente Telmo Faria começavam o caminho da propaganda e da demagogia. Então a autarquia pretendia implementar um sistema de controlo da circulação de viaturas na Vila com "recurso das novas tecnologias, mais difíceis de enganar"! Foi o tempo da colocação de pilares electrónicos nos acessos e que baixam com a passagem de um cartão magnético que seria distribuido aos moradores. Este sistema cujo custo na altura dizia-se rondava os 15 000 euros, praticamente nunca funcionou, mas lá ficaram as marcas e os restos a desfeiarem a Vila, revelando um estado de profunda decadência.

Visita ao Parque Tecnológico Itaipu-Brasil

Aproveitando a deslocaçãoque fez em Janeiro ao Brasil, no âmbito da sua actividade escutista, o Engº. José Machado visitou o Parque Tecnológico Itaipu.

Embora já tenha estado e trabalhado em muitos parques tecnológicos portugueses (tais como o Tagus Park, em Oeiras, o Pólo Tecnológico de Lisboa e o Madan Parque de Ciência e Tecnologia, na Universidade Nova de Lisboa, na Caparica), José Machado mostrou um especial interesse em ver a funcionar, no local, o Parque Tecnológico Itaipu que tem como missão compreender e transformar a realidade da região trinacional de Iguaçu (Argentina, Brasil e Paraguai), articulando e fomentando acções voltadas ao seu desenvolvimento económico, tecnológico e social.
O Parque Tecnológico Itaipu integra uma incubadora empresarial, laboratórios de pesquisa, plataforma de ensino à distância e projectos educacionais de apoio ao ensino técnico até à pós-graduação. O Parque é membro da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) do Brasil, o Parque Tecnológico Itaipu tem o foco na inovação. O parque aproveita a sinergia e a proximidade com a central de Itaipu para desenvolver o estudo nas áreas que apresentam maior potencial naquela região: a água, a energia e o turismo. Este parque tecnológico tem 116 hectares e mais de 50 mil metros quadrados de área já construída. Possui uma moderna infra-estrutura, com espaço empresarial, laboratórios de pesquisa, salas de aula, biblioteca, auditórios, salas de videoconferência e restaurante, tendo condições para congressos e outros eventos. Estão em construção instalações desportivas para proporcionar aos utentes deste parque tecnológico maior qualidade de vida.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Chocolate

Na sequência da reunião de Câmara Municipal de ontem, em que participou a Vereadora Anabela Blanc, o PS regista como positivo que passados alguns anos o Sr. Presidente tenha anunciado que se deslocou a um dos maiores fabricantes de chocolate do mundo para apurar da possibilidade de investimento em Óbidos.
A marca em causa é uma das mais conceituadas a nível mundial e seria certamente uma mais valia para o concelho se em Portugal fosse escolhido o concelho de Óbidos para instalar uma insdústria chocolateira da marca em causa.
Mais, seria uma boa oportunidade de finalmente, como sempre propôs o PS em Óbidos, o Festival do Chocolate abandonasse os privilégios e exclusividades concedidas a uma outra marca sem a qualidade reconhecida e se abrisse às marcas que veradeiramente encaram o chocolate como um produto de excepção.
No dia em que esses contactos exploratórios derem frutos concretos o PS apoiará e saudará o executivo por essa relevante conquista e investimento. Até lá, ver para crer!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Formação Autárquica

O Partido Socialista de Óbidos esteve presente no Seminário de Formação Autárquica que se realizou no passado dia 31 de Janeiro em S. Pedro de Moel (Marinha Grande) organizado pela Fundação Respublica.
Foi a oportunidade de troca de experiências e de melhor preparação para o ano eleitoral que teremos todos de enfrentar.
O PS de Óbidos agradece o convite feito pela Fundação Respublica e pelo Presidente da Federação do PS de Leiria João Paulo Pedrosa.