
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Câmara de Óbidos em resgate financeiro

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Mensagem de apoio de Carlos Zorrinho

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
João Paulo Pedrosa satisfeito com a escolha em Óbidos

José Machado apoia Bernardo Rodrigues

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
COMUNICADO

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Aumenta o desemprego em Óbidos
- Desemprego – O vereador José Machado disse o seguinte:
De acordo com as estatísticas oficiais do IEFP, no final de 2012, Óbidos atingiu um novo máximo de desempregados: 645, quando eram 502 um ano antes e 332 em 2007.
No último ano, o desemprego cresceu 28,5% em Óbidos e desde 2007 esse agravamento foi de 94%.
No Oeste o crescimento do desemprego e no vizinho concelho de Caldas da Rainha, embora elevados, não foram tão grandes como em Óbidos.
Como é sabido, muitas pessoas que residem em Óbidos trabalham nas Caldas da Rainha. Óbidos e Caldas são um espaço económico e laboral comum.
O aumento do desemprego em Óbidos, no último ano, foi 11% superior ao registado em Caldas da Rainha.
Nos últimos cinco anos o desemprego em Óbidos foi 14% superior ao das Caldas da Rainha.
O desemprego é um grave problema geral, sendo preocupante o ritmo do seu agravamento no concelho de Óbidos. As causas do desemprego têm a ver com as políticas europeia, nacional e local. O Município de Óbidos, nos últimos tempos, deu também um contributo.
Como sabemos, o desemprego real é maior do que o das estatísticas oficiais do IEFP.
Sugiro que, em articulação com outras entidades, o município promova uma séria e ponderada reflecção sobre o que tem sido feito, neste domínio, em Óbidos, nos últimos 5 anos, analisar os resultados obtidos, e perspectivar a evolução para os próximos 5 anos, de acordo com a seguinte metodologia:
O presidente da Câmara respondeu afirmando que as iniciativas que o Município tem tomado para aumentar o emprego não têm sido bem aproveitadas pelos desempregados do concelho, mas sim por pessoas de outros municípios, e que os efeitos do Parque Tecnológico resultarão só a médio e a longo prazo.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Um novo tempo para a CMO
Longe vão os tempos em que a Câmara Municipal de Óbidos gastava com fartura, se dizia com as contas equilibradas e sem dívidas. Hoje um dos telejornais mostrava imagens de Óbidos como um dos Concelhos que recorreu ao PAEL, o programa de resgate financeiro criado pelo Governo para ajudar financeiramente as Câmaras Municipais que não conseguem pagar os seus compromissos.Em 2009 o PS de Óbidos já dizia em plena Assembleia Municipal que " a Câmara Municipal de Óbidos já não merece o benefício da dúvida. Gere mal o Concelho, tem prioridades erradas e erráticas, aposta nas festas e nos eventos que se consomem no imediato sem efeitos visíveis na estrutura económica produtiva do Concelho, e dá apoios financeiros de forma discricionária e arbitrária".
Subscrever:
Mensagens (Atom)