terça-feira, 23 de abril de 2013
Extensão de Saúde de A-dos-Negros
Há uma grande preocupação da população de A-dos-Negros, sobretudo dos mais idosos, em virtude do médico se ter reformado e agora as consultas são em Óbidos.
O vereador José Machado disse que alertou, em reunião de Câmara, há mais de um ano, sobre a problemática relacionada com as Extensões de Saúde existentes em várias localidades do concelho.
Prosseguiu o vereador José Machado afirmando que tem informações de que o Ministério da Saúde tenciona fechar Extensões de Saúde em várias localidades do concelho de Óbidos, com os argumentos de reduzir custos e de que os meios de diagnóstico estarão apenas no Centro de Saúde da sede do concelho, fazendo a analogia com o concelho do Bombarral em que já fecharam as extensões de saúde que existiam em aldeias.
Acrescentou o vereador José Machado que a passagem à reforma do médico que prestava serviço na Extensão de Saúde de A-dos é agora o pretexto para os utentes terem que ir às consultas à vila de Óbidos.
O vereador José Machado disse que lhe parece que isto resulta do Ministério da Saúde estar a fazer uma análise egoísta da situação, não considerando os custos do transporte das pessoas à vila de Óbidos e que devia ser feita uma abordagem geral para se concluir que é mais económico deslocar uma pessoa do que muitas e com a agravante dos utentes não terem transportes públicos colectivos adequados e o recurso a táxis ser incomportável com os pequenos rendimentos que tem sobretudo a maioria das pessoas idosas que são as que mais necessitam de consultas médicas.
Disse ainda o vereador José Machado que tem menos impacte ambiental deslocar-se uma pessoa, o médico, do que muitos doentes.
sábado, 13 de abril de 2013
Barreiras Duarte deixa o Governo
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Portagens na A8?
O vereador José Machado referiu que foi afirmado há dias, na Assembleia da República, pela actual maioria política, que o Governo tenciona alargar o conceito de utilizador-pagador na cobrança de portagens, estando a ser preparada a introdução de portagens nas auto-estradas e vias equivalentes nos percursos até agora gratuitos.
Prosseguiu este vereador dizendo que, com esta intenção governativa, serão abrangidos, no concelho de Óbidos, o troço da A8 do Bombarral a Caldas da Rainha e o troço do IP6 desde a A8 até ao Olho Marinho.
O vereador José Machado propôs que a Câmara, em articulação com os municípios vizinhos de Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche, desenvolva esforços junto do Governo, a fim de evitar a implementação desta medida na nossa zona. Sugeriu o vereador José Machado que nesta acção seja obtido o apoio do Presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, Dr. Feliciano Barreiras Duarte, que é membro do actual Governo e que, há anos, foi um grande defensor contra portagens na A8.
Concluiu o vereador José Machado dizendo que a concretizar-se a introdução de mais portagens no concelho de Óbidos, tal implicará uma transferência de tráfego dessas vias para outras estradas, o que fará aumentar a quantidade de acidentes e outros inconvenientes tais como engarrafamentos no cruzamento da Dagorda, no período do Verão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)