terça-feira, 8 de abril de 2008

Vade retro

O artigo do insuspeito José Miguel Tavares hoje no Diário de Notícias, e um acontecimento recente naquele que espero sejo o episódio final de uma sanha que me foi movida por gente inábil e pouco qualificada, levam-me a escrever sobre o seguinte.
É lamentável que na política não se saiba distinguir o essencial do acessório, que não se saiba distinguir entre o que é política e vida privada e pessoal.
É mau misturar a política com assuntos pessoais. À política o que é da política. Demorei algum tempo a compreender como é que ferozes adversários políticos, que se degladiavam nos locais próprios, partilhavam depois serenas e animadas conversas, ora no refeitório da Assembleia, ora no Café S. Bento, ou noutro local qualquer. De há anos que a experiência me mostrou que a diferença de ideais e de partido não inibe respeito e até amizades.
É por isso que constato, com pena, e com preocupação, aqueles que, sem a razão, reconduzem a discussão aos míseros argumentos, à questão miúda, certamente incapazes de sustentarem a argumentação política e o valor dos seus actos ou das suas ideias.
Mas vamos ao que interessa. Nos últimos dias acontecem dois momentos dramáticos para o PSD. Para este PSD. Na Madeira, onde Memezes teve de ouvir da boca de Jardim o quanto este gosta de Sócrates, o que foi registado do discurso do Presidente do PSD foi a graçola em torno da licenciatura do primeiro-ministro. Enterrada que estava essa questão, eis que, à falta de melhor, Menezes a recupera, sem gosto, sem rasgo, sem inspiração. Pior, fazendo comparações patéticas com a sua própria licenciatura.
Menezes, que bem sabe o quanto deve ao militante de base, sem licenciatura, sem estudos, dá uma imagem desoladora de si próprio, como se as qualificações académicas fossem a base da confiança junto do eleitorado, como se uma licenciatura no privado ou no público habilitassem de forma diferente, como se medicina valesse mais que engenharia.
Não satisfeitos com a triste figura dos últimos meses, bem expressa nas sondagens, a ideia peregrina dos "ministros-sombra" mostra igualmente a tragédia em que está este PSD. As figuras escolhidas são de uma 2ª divisão-B, de uma qualquer distrital pouco competitiva.
Voltando ao artigo é lá que se fala do sr. Branquinho, um desses "ministros-sombra", que sombra só faz ao PSD e ao seu presidente.
O sr.Branquinho, refugiado "na insinuação cobardolas" própria dos que fazem fretes e dos que não pensam pelas suas cabeças -quis sugerir que José Sócrates andou a pressionar a RTP para fazer um favorzinho a Fernanda Câncio (sua suposta namorada). Sócrates, que ainda há poucos anos era homossexual (lembram-se?, foi no tempo do amigo Santana), agora parece que se transformou num heterossexual furioso, empenhado em arranjar tachos à namorada.
"É este o PSD que temos. E é esta a gente que quer mandar no País. Só duas palavrinhas (muito simples): vade retro".

Luís Carvalho

18 comentários:

Anónimo disse...

Vamos dizer tudo: "vade retro satanás". Realmente este PSD é uma tristeza, a nível Nacional e a nível local. Estão todos bem uns para os outros. Luís Filipe Menezes nem sequer pensa o que diz. É preciso dizer alguma coisa, achincalhar o Governo e de preferência José Socrates. Duma cabeça sem nada dentro, não se pode esperar discursos iluminados. É o que por aí há.

Anónimo disse...

Afirma de forma categórica o Sr. Carvalho neste Post mal esgalhado bem ao seu estilo mediocre : "...como que as qualificações académicas fossem a base da confiança junto do eleitorado, como se uma licenciatura no privado ou no público habilitassem de forma diferente..." - quando na Assembleia Municipal de Óbidos onde é Deputado Municipal (porque os seus camaradas lhe cederam um lugarzeco de favor), teceu duras criticas depreciativas aos estabelecimentos de ensino superior privado universitário existentes em Portugal,insinuando que quem lá andava eram só os "incapazes" e os inúteis com posses para pagar a proprina, e, vem agora armado em lambe botas do Sr. Sócrates dar o dito pelo não dito só para engraxar ????

Ai quanto eu estiver com o meu primo António e lhe contar com é que o Sr. Luis anda a "bacorar" aqui pelo nosso concelho, armado em carapau ????

Não quero acreditar que os elementos da Bancada Municipal do PS, não se lembrem do que eu acabei de referir.Reflitam na personalidade assaz confusa e enviezada do vosso camada Luis...

Apresentem gente com qualidade e não cavalheiros como este que quando abre a boca ou entra mosca ou saí asneira. Daí se explica a grande cumplicidade com o Sr. Francisco.Estão bem um para o outro e se calhar até já repartiram os lugares sonhando em ser eleitos. Que desgraça paira por aí.

Saudações Populares,

Um Obidense Atento, que não vai deixar de ir ás Assembleias Municipais, nem tão pouco deixar de intervir, doa a quem doer.Esperem para ver.

Anónimo disse...

O Dr. Luís de Carvalho é o melhor deputado municipal de Óbidos, de todos os tempos.
Tem muita categoria e conhecimentos.
E faz inveja a muitos ...

Anónimo disse...

O Telmo Faria devia era aproveitar os conhecimentos e contactos do Luís de Carvalho para o bem de Óbidos.
Ó Companheiro Telmo, aceita lá este meu conselho. Trata bem o Luís de Carvalho e Óbidos só tem a ganhar.

Anónimo disse...

Efectivamente o Dr. Luís Carvalho faz mossa a muita gente. E inveja nem se fala. A bancada do PSD teve azar, não tem lá ninguém que diga nada que se aproveite ou pelo menos com conhecimento de modo a que aquilo que dizem tenha princípio, meio e fim e ainda mais, é que se forem ripostados não têm bagagem para responder. Os discursos estão todos decorados, as declarações de voto lidas por quem as não escreveu e uns rascunhozitos feitos em cima do joelho, sem pés nem cabeça, lidos só por dizer que alguns têm que justificar a presença, porque a maioria entra muda e sai calada. Na bancada do PS as coisas não acontecem assim. Os assuntos são estudados, argumentados, discutidos com responsabilidade e levados até ao fim, com conhecimento de causa, sem subterfugios e com rigor. É isto que lhes falta, RIGOR e sentido de responsabilidade.

Anónimo disse...

Outra diferença é que o PSD tem uma boa máquina de propaganda mais bem oleada do que o PS.

Anónimo disse...

GANDA LUÍS!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Pois, mas a máquina agora trabalha toda para o Município. Vamos todos estar atentos na próxima campanha eleitoral. Estou mortinho por ver os funcionários da Câmara a trabalhar para a campanha. Vai ser lindo.

Anónimo disse...

GANDA BIMBO ESSE TAL LUIS!

Anónimo disse...

Não há fronteira entre o PSD de Óbidos e a Câmara.
Trabalha tudo para o mesmo: segurar os tachos.
Mas não há mal que dure sempre.

Anónimo disse...

PAULO PORTAS QUER TIRAR MAIORIA ABSOLUTA AO PS EM 2009 E AFASTA COLIGAÇÕES "À PRIMEIRA ESQUINA"
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, assumiu hoje o objectivo de tirar a maioria absoluta ao Governo PS nas próximas legislativas, em 2009, e disse que os democratas-cristãos não estão disponíveis para ser poder "à primeira esquina"."O primeiro-ministro tem medo que o CDS cresça e faça o que é preciso para tirar a maioria absoluta, para que nas próximas eleições este ciclo político mude", afirmou Paulo Portas, assumindo esse objectivo como a prioridade nas legislativas de 2009.O líder democrata-cristão discursava no encerramento das jornadas do CDS-PP, que decorreram em Viseu, numa intervenção de cerca de uma hora. Considerando que o Governo "está sem norte e sem respostas", Paulo Portas falou depois da perspectiva das condições do CDS-PP para voltar a ser parte de um governo, afastando a ideia de "ser boleia de alguém"."Quando decidi candidatar-me à presidência CDS fui muito claro. A prioridade do CDS é crescer. Não estamos à espera da boleia de ninguém nem estamos para dar boleia a ninguém. O país precisa de uma direita mais forte e o CDS é muito diferente do PSD", afirmou. Paulo Portas disse que o CDS-PP "não tem pressa" e que "tem paciência para crescer", assegurando que não voltará a estar disponível para integrar um Governo nas mesmas condições em que participou nos Governo de coligação PSD/CDS-PP, de 2002 a 2005."Sei o que é fazer uma coligação em que um tem oito por cento e outro 40 por cento. Não sou presidente do CDS-PP para fazer o mesmo nas mesmas condições. Quero que o partido cresça. Não tenho pressa. Isto significa não estar disponível para querer ser poder à primeira esquina", afirmou, referindo-se às próximas legislativas.No seu discurso, o líder do CDS-PP dirigiu duras críticas ao primeiro-ministro, José Sócrates, acusando-o de "não saber responder a nada", de "já fazer parte do passado" e de "ter medo do CDS"."Em 29 debates parlamentares já usou 426 vezes o argumento do passado. Foi a primeira promessa que não cumpriu, o não se justificar com o passado", criticou Portas."Quando alguém fala muito do passado começa a fazer parte dele. Há dias, na Assembleia da República o primeiro-ministro e Santana Lopes discutiam quem está de volta e quem está de partida. Eu digo que estou e fico", afirmou o líder do CDS-PP, que completa, no próximo dia 21 de Abril, um ano à frente do partido.Em pleno discurso pré-eleitoral e a "um ano e meio de distância" das próximas legislativas, como o próprio salientou, Paulo Portas considerou "preocupante o rumo do governo", assinalando que "tem recuado em várias matérias" por "força da pressão do CDS-PP".
(LUSA)

Anónimo disse...

Quem realça os grandes valores do dr.Telmo, já lhe perguntou o motivo pelo qual ainda não fez eleições para a concelhia do PSD?

Eu sei a resposta.....

Porque não tem elementos suficientes!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

No PSD de Óbidos há empreiteiros que podem pagar as quotas de todos os inscritos. Aguns militantes do PSD de Óbidos foram feitos militantes sem saberem bem para o que era.
A moda de Luís Filipe Menezes foi inspirada em Óbidos. Telmo é apoiante de Menezes. E vai apoiar a sua recandidatura? Como o Telmo quer ser candidato a deputado, vê lá bem o cavalo, em que apostas ...
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Sempre é verdade que o PSD não fez eleições para a concelhia de Óbidos.
É o Humberto que vai ser coroado?
Estão todos de acordo com esse coroação?

Anónimo disse...

O que ninguém se lembra é que o Sr. Luis Carvalho escreveu muito tempo antes o que ia acontecer no PSD.

Anónimo disse...

É verdade que o PSD não fez eleições para a concelhia de Óbidos?

Anónimo disse...

Claro que é verdade, esta informação veio nos jornais distritais e nacionais e o motivo é grave. O Telmo e os seus tachistas, quando andavam em campanha eleitoral,enganaram as pessoas, dando-lhes a proposta de militante a assinar dizendo que era um papel para ele conseguir dinheiro para fazer as grandes obras a favor dos munícipes. As pessoas, que confiam demais, embarcaram nessa e pouco tempo depois receberam em casa os cartões de militantes. As primeiras quotas foram pagas sabe-se lá por quem, mas as restantes deixaram de ser pagas. Assim, claro está, deixaram de ser militantes. Por isso, não houve militantes suficientes para as listas. Parece que afinal o PSD só se organiza para pagar as promessas de emprego e outras!