sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Vistas curtas

O assessor autárquico da Câmara Municipal de Óbidos já tem o seu cantinho no Região de Leiria, o tal jornal regional que há uns tempos lançava o Dr. Telmo Faria para uma putativa candidatura à Câmara de Leiria.
Numa peça deste mês o assessor autárquico do Presidente da Câmara de Óbidos fala de Educação. É curioso que o assessor autárquico José Parreira se revê na muito criticada paixão pela Educação celebrizada por António Guterres e tão criticada pelo PSD.
Mas é no fim da prosa que surge a declaração que destapa o verdadeiro ser: a Câmara de Óbidos até 2009 irá investir mais de 20 milhões em novos complexos escolares. "Assim é fácil para o Governo melhorar as suas performances na OCDE". Curiosa conclusão? Mas é fácil para este Governo do PS ou se o Dr. Barroso ainda fosse primeiro-ministro já não tinha problema e a CMO estava muito satisfeita por ajudar o Governo PSD/PP? Mas afinal Óbidos investe em Educação para ajudar os cidadãos e o país ou está preocupada com a ajuda que dá a Portugal nos indìces da OCDE porque o Governo é do PS?
E se Óbidos investe tanto em Educação é porque tem com que investir. E já agora era importante perguntar quantos desses 20 milhões são apoio comunitário aprovado pelo Governo Português!
E já agora, convém lembrar que cada português pagou, em média, 235,12 euros no ano passado em impostos municipais, o que representa um aumento de 26 % em relação à cobrança de 186,81 euros conseguida no ano anterior.
Entre os 308 municípios, existem 28 que podem ser considerados ricos, ou seja, onde o que cada habitante pagou em impostos locais ficou 125 % acima da média nacional. Nesta lista inclui-se Óbidos que é o 5º na lista dos mais ricos! (Nota da Lusa).

1 comentário:

Anónimo disse...

O dinheiro da Câmara está a ser mal utilizado em festas caras, em vez de ser para combater o desemprego.