quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Parque tecnológico em Óbidos- Perguntas a exigirem respostas


1. Recentemente sucederam-se notícias que insistem em referir que o Parque Tecnológico de Óbidos tem 25 hectares, tem um investimento que supera 20 milhões de euros e pode criar 3000 empregos.

2. Contudo aquilo que sabemos é que em 30 de Setembro passado a Assembleia Municipal, aprovou por unanimidade, com o apoio do Partido Socialista, a primeira fase de venda dos 8 primeiros lotes do Parque Tecnológico.

3. No Artigo 3.º (Lotes a alienar) do Regulamento aprovado em Assembleia Municipal, consta que:

1. Os lotes de terreno a alienar na primeira fase são os seguintes:

7 - 1.475,00 200,00 400,00 2+cave 10m
8 - 3.266,00 633,00 1.266,00 2+cave 10m
9 - 1.831,00 400,00 732,00 2+cave 10m
21 - 1.269,00 200,00 400,00 2+cave 10m
22 - 1.269,00 200,00 400,00 2+cave 10m
16 - 1.252,00 200,00 400,00 2+cave 10m
17 - 1.252,00 200,00 400,00 2+cave 10m
18 - 1.252,00 200,00 400,00 2+cave 10m

4. De facto, consagra o mesmo regulamento que os lotes de terreno poderão ser alienados em conjunto, ou em mais do que um concurso, cabendo essa decisão ao Conselho de Administração da Óbidos Requalifica. Assim, impõe-se que a Obidos Requalifica justifique o porquê de ter informado que se encontra aberto, até 28 de Novembro de 2008, às 17h00m, o período de apresentação de candidaturas à primeira fase da alienação de lotes do Parque Tecnológico de Óbidos, respeitante a apenas cinco lotes (Lotes 16, 17, 18, 21 e 22, de acordo com o Alvará de Loteamento 1/08 da Câmara Municipal de Óbidos).

5. Mais se impõe que a empresa ou a Câmara justifiquem o porquê de os lotes agora em concurso respeitarem curiosamente aos mais pequenos de todo o Parque, com um espaço de implantação de apenas 200 m2 cada um.

6. Assim, o Partido Socialista exige que a Câmara Municipal de Óbidos, o Dr. Telmo Faria e o executivo do PSD informem sobre:

a) Quando se prevê a conclusão das obras das estruturas e equipamentos de utilização colectiva no Parque Tecnológico designadamente as Infra-estruturas desportivas instaladas no Parque como a ciclovia, o circuito de ma­nutenção e o campo de ténis, os serviços de apoio como sejam a prometida cafetaria, o auditório, e as salas de reu­nião e de videoconferência, entre outros?

b) Para quando se prevê a plena utilização dos 25 hectares do Parque Tecnológico?

c) Para quando prevê a câmara municipal a criação dos 3000 postos de trabalho anunciados?

d) Para quando a concretização da alienação em concurso dos 3 lotes em falta relativos à primeira fase?

e) Para quando o início das próximas fases de alienação dos restantes lotes?

12 comentários:

Anónimo disse...

Onde está a prometida criação de milhares de postos de trabalho?
Os únicos postos de trabalho que vão para o Parque Tecnológico de Óbidos, no próximo ano, são os existentes nas instalações da Janela Digital, em Caldas da Rainha.
As pessoas a trabalhar são as mesmas. A diferença é que irão trabalhar às novas instalações da Janela Digital, mas só depois do Carnaval do próximo ano. Os trabalhadores desta empresa moram e continuarão a morar, em maioria, nas Caldas, onde fazem as despesas.
Para além da birra entre o Telmo e o Costa, o valor acrescentado do Parque Tecnológico ainda está para ser visto!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Onde estão os parques empresariais prometidos pelo Telmo? Eram vários para o concelho de Óbidos?
O PS tem o dever de questionar o Telmo pelas muitas promessas não cumpridas.
A verdade é que o desemprego não baixa no concelho de Óbidos.

Anónimo disse...

Continuo a questionar-me da viabilidade económica do investimento municipal no PT, por um lado, como morador da freguesia onde vai ser instalado, gostava de saber como é que a Requalifica irá «mascarar» os problemas supraestruturais aos futuros investidores, nomeadamente o ruído provocado pelos constantes rebentamentos na mina e o flagelo das moscas por causa do aviário vizinho do empreendimento; por outro lado, com várias zonas industriais marcadas em PDM, junto a nós da AE o porquê de tal localização, tão próxima, visível e impactante em relação a Óbidos e ao raio de influência turistico-patrimonial (Gaeiras, Eborubritium, etc.). Onde estão os estudos de impacto nas infraestruturas existentes, as linhas de S. Maria-Gaeiras suportam a carga? A ETAR e Sobrepessora aguentam? Veremos...

Miguel Duarte

Anónimo disse...

Esta do parque tecnológico é uma mentira pegada, foi uma guerra pequena do Telmo às Caldas para se promover à custa dos dinheiros da camara. os +prazos andam todos a derrapar, nunca se cumpre nada, aquilo é uma porcaria. De facto como é possível istalar campos de tenis e zonas de lazer ali junto à pedreira. aqulilo é morte em pó. cada vez que ouver um rebentamento o pó cai todo no parque tecnológico e nas pessoas que lá andarem. qual 3 mil posto de trabalho qual que!!!??? as empresas que vierem, se vierem, trazem os trabalhadores, não vão pecisar de ninguem de Óbidos. É tudo uma ganda fantochada para o Telmo ir para os jornais todo modernno. O PS que diga que isto é tudo ilusão, gastar dinheiro á farta para os amigos. Mas qual 25 hectares. mas onde é que ali há 25 hectares de construção e de empresas? estes tipos são só fantochada andam a enganar todos. á que desmascarar isto tudo.

Anónimo disse...

É um milagreiro este Telmo faria. Cria assim milhares de postos de trabalho. Segundo sei o PT de óbidos vai abrigar umas 30 empresas. Era preciso que cada uma tivesse 100 trabalhadores e todos novos, ou seja que nenhum viesse com a empresa. Lembra-me uma novela, o roque santeiro. Eu diria que ultimamente o Telmo é mais o roque e a amiga.

Anónimo disse...

Daqui a um ano ainda só só lá estará uma empresa, a que vai ser transferida das Caldas. Mas não é criado nem um posto de trabalho a mais. É só a mudança de local para 3 km mais a Sul.

Anónimo disse...

O Parque Tecnológico tinha viabilidade se foose um projecto inter-municipal. Como os presidentes das Caldas e de Óbidos, andam às turras, assiste-se ao jogo do rato e do gato. O Telmo donsegue que a Janela Digital vá para Óbidos e o Costa já convenceu algumas empresas de Óbidos que vão mudar a sede para Caldas. Como no Parque Tecológico não se pagam taxas, Óbidos só ganha é fama mas n~so dinheiro com esta coisa.

Anónimo disse...

O que o presidente de Óbidos quer é fama!

Anónimo disse...

Até que enfim que o Ps mete aqui um tema para discussão a sério. andava tudo muito na base de coisas sem muito interesse. tenho gostado do que leio e comentam. força ps vão no bom caminho.

Anónimo disse...

O telmo perdeu o tino.

Anónimo disse...

Já adiaram, já viram , a camara já adiou o concurso. afinal isto era um sucesso e afinal andam a adiar..?

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo Miguel. Este Parque Tecnológico vai ser comido pelo pó. Mas deixa lá o Eco-Veredador vai lá limpar esse pó todo. Vê-se mesmo que em Óbidos agora sonham de noite e dizem de dia. Tudo é feito sem nexo, sem pensar e assim anda o dinheiro dos nossos impostos.