PS/ÓBIDOS
Desemprego em Óbidos aumentou 10% num só mês
1. O Sr. Presidente da Câmara de Óbidos numa entrevista a um suplemento de um semanário em Outubro de 2008 afirmou que em Óbidos existiam 200 desempregados e que o desemprego estava em níveis nunca antes alcançados no concelho. No entanto os dados do IEFP indicam que no mês de Outubro de 2008 existiam, infelizmente, não 200 desempregados, mas 400 no concelho de Óbidos.
2. O Partido Socialista em Óbidos sente que falta uma política de verdade nas expectativas que se vão criando aos cidadãos do Concelho.
3. Em vários momentos destes mandatos do PSD no Concelho o Dr. Telmo Faria fala em milhares de empregos a criar.
4. Em Outubro de 2007 dizia que "estamos a ser no distrito de Leiria o maior criador de emprego, estamos a criar entre cinco a sete mil novos postos de trabalho só na área do turismo e com o parque tecnológico pensamos nos próximos cinco anos vir a criar mais dois mil".
5. Mas o Partido Socialista não esquece que em entrevista à Antena 1 em Dezembro de 2007, dois meses depois, Telmo Faria elegia como grande projecto do PSD a criação de dez mil postos de trabalho no concelho.
6. Tudo isto são, infelizmente, ilusões e artifícios.
7. Só para que percebamos do que estamos a falar há que lembrar que o PSD criticou fortemente a intenção do Governo do PS que, em 2005, admitia que fossem criados em Portugal 150 000 postos de trabalho em 4 anos. Em proporção, a promessa de Telmo Faria em Óbidos era o equivalente a que o Primeiro-Ministro José Sócrates tivesse prometido não 150 000 postos de trabalho mas 10 000 000 novos postos de trabalho! Esta conta simples mostra bem como se andam a iludir as pessoas.
8. Foi por isto que o PS já exigiu ao Senhor Presidente da Câmara que assuma, com rigor, quando se prevê a plena instalação do Parque Tecnológico em Óbidos e para quando prevê a criação dos 10 000, 3000, 2000 ou 1000 postos de trabalho que tem sucessivamente anunciado.
9. Nesta matéria de emprego e desemprego o que conta são os números oficiais. Em Janeiro 2009 havia 412 desempregados inscritos no Centro de Emprego. Mas em Dezembro de 2008 havia 381 inscritos. Há pois um aumento brutal, num só mês, de quase 10%!!!
10. É a prova de que em Óbidos não se vive num mundo aparte e que Óbidos está tão ou mais sujeito como outros locais do país ao desemprego. O que lamentamos, mas é a realidade!
11. Mas pior que aqueles números é o facto de em Janeiro de 2009 terem apenas existido 11 ofertas de emprego em Óbidos.
12. Esta é a realidade que alguns mais do que ignorar querem iludir. O PS não quer iludir os cidadãos do Concelho, não existem “passes de mágica” para resolver esta situação seja em Óbidos, no Oeste ou em Lisboa ou no País, mas o PS rejeita e condena esta estratégia de ilusão em que a Câmara Municipal e o seu Presidente assentam a sua política.
13. Aquilo que tem de ser dito é que o Parque Tecnológico, que deveria criar tantos postos de trabalho, ainda não criou um único, limitando-se a “importar” os trabalhadores que já existiam na empresa Janela Digital nas Caldas da Rainha.
14. A verdade às vezes é dura. Mas é sobre a verdade que têm de assentar as políticas a definir. E a credibilidade política é um precioso bem que não se compadece com um sistemático iludir da realidade.
PS/Óbidos
Sem comentários:
Enviar um comentário