Comunicado
Outdoor do PS na Rotunda dos Arrifes em Óbidos
Sobre o “polémico outdoor” que o PS nacional colocou junto à Rotunda dos Arrifes em Óbidos, e que a Câmara Municipal mandou abaixo, importa dizer que o PS de Óbidos afirmou, desde o primeiro momento, estar disponível para ponderar outros locais para a sua colocação.
A única condição imposta pelo PS de Óbidos era que a Câmara Municipal tratasse com rigor a Zona Especial de Protecção do Castelo e da Vila, retirando os seus cartazes e os das suas empresas e outros que por lá abundam (até de outros partidos políticos), que metesse na ordem a publicidade selvagem que alastra. A esta proposta a Câmara disse “NÃO”.
Para o PS de Óbidos antes de ser uma questão legal esta é uma questão política, porque é mais uma prova de que a Câmara julga que pode fazer o que bem lhe apetece, pior, que a Câmara pode continuar a tratar de forma diferente aqueles que não concordam com o PSD em Óbidos.
Que legitimidade tem esta Câmara Municipal para dizer que “fez e sempre fará tudo o que estiver ao seu alcance para defender e salvaguardar o Património do Município” quando todos os cidadãos constatam, dia após dia, evento após evento, que a Câmara Municipal trata mal, tão mal, o património classificado de Óbidos, razão que levou a que a promessa do PSD de candidatar Óbidos a Património da UNESCO não passasse disso, uma promessa!
Que moral tem esta Câmara Municipal do PSD de se dizer defensora do património quando todos recordamos a forma como está durante meses a Cerca do Castelo, a forma como está a Vila de Óbidos, a degradação no antigo campo de futebol, transformado em estaleiro de máquinas pesadas, o antigo quartel dos Bombeiros cheio de tralha.
O Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara de Óbidos regozija-se com um arquivamento de uma deliberação da CNE que se deve puramente a razões formais, omitindo que nada foi dito sobre a legalidade da colocação do outdoor na rotunda dos Arrifes, em local que nada prejudica as vistas de Óbidos e do seu castelo.
Iniciada a campanha eleitoral, o PS de Óbidos apoiará as decisões que o PS Nacional tomar para que o Concelho de Óbidos não continue a ser o único do País sem propaganda ao nosso partido e aos nossos candidatos.
O PS de Óbidos vai continuar a sua luta, sendo oposição responsável mas firme, não se deixando intimidar.
A Câmara Municipal e o PSD devem, não ao PS, mas aos cidadãos de Óbidos desculpas por 8 anos de ilusões e de promessas não cumpridas, e por tratarem de forma tão pobre e tão desinteressada o património monumental de Óbidos e a sua Vila amuralhada.
Em 25 de Maio de 2009