sexta-feira, 31 de julho de 2009

O PSD em Óbidos


Na sessão de apresentação de 26 de Julho um agradecimento ao Investigador Luís Tudella, com a sua apresentação de diversas fotos demonstrativas “daquilo que o PSD não quis mudar, não conseguiu mudar ou mudou para pior”.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS


PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS

E O POVO PERGUNTA AO PSD ONDE ESTÃO AS GRANDES OBRAS, OS GRANDES INVESTIMENTOS, OS GRANDES PROJECTOS QUE DEVERIAM TER MARCADO ESTES 2 MANDATOS E QUE CONSTAVAM DA VISÃO ESTRATÉGICA DE TELMO FARIA:
✘ Onde está o Plaza Oeste?
✘ Onde está a “Nova Óbidos”?
✘ Onde está o Grande Auditório?
✘ Onde está a despoluição da Lagoa?
✘ Onde está a recuperação do Aqueduto?
✘ Onde estão os parques de estacionamento subterrâneos?
✘ Onde estão os 10 000 empregos?
✘ Onde está o Parque Tecnológico com dezenas de empresas?
✘ Onde está a requalificação de Gaeiras e A-dos-Negros?
✘ Onde está o Museu das Guerras Peninsulares, o Museu do Chocolate, o Museu das Senhoras Rainhas, o Museu do Desenvolvimento Rural e o Museu da Arqueologia?
✘ Onde está Óbidos Património da Humanidade, da UNESCO?
✘ Onde está a Loja do Cidadão?
✘ Onde estão os 400 fogos de habitação social?
✘ Onde está o parque eólico das Cezaredas?
✘ Onde estão os Parques de Lazer e as piscinas em todas as freguesias?
✘ Onde está o acesso à Internet de banda larga por satélite em todo o Concelho?
✘ Onde estão, para a Juventude, o Campo de Férias e de Lazer na Lagoa, a Casa da Juventude e os prémios Inovação e de Mérito?
✘ Onde está a Escola Pública de Golfe?
✘ Onde está o Centro Náutico do Braço do Bom Sucesso?

quarta-feira, 29 de julho de 2009

UMA OPOSIÇÃO FORTE MAS CONSTRUTIVA

O PS ESTEVE AO LADO DA CÂMARA MUNICIPAL NAS GRANDES QUESTÕES DE INTERESSE PARA O CONCELHO:

✔ Aprovámos a Carta Educativa Municipal e os investimentos feitos em Educação;
✔ Aprovámos as descentralizações para as Juntas de Freguesia;
✔ Aprovámos o Plano de Pormenor do Arnóia que viabilizaria o Plaza Oeste;
✔ Aprovámos a viabilização da intervenção urbana no Largo de S. Marcos, Gaeiras;
✔ Aprovámos a viabilização do Loteamento de Santa Rufina, Arelho;
✔ Aprovámos o loteamento do Parque Tecnológico de Óbidos;
✔ Aprovámos o Protocolo com o Estado para a construção de habitações sociais;
✔ Aprovámos a suspensão do Plano Director Municipal (PDM) para reduzir
de 40 mil para 25 mil o número de camas turísticas a construir no concelho;
✔ Aprovámos a reconversão dos Restaurantes do Bom Sucesso em Apoios de Praia, assim se resolvendo um problema de grave ilegalidade criado pela Câmara Municipal;
✔ Aprovámos a descentralização de competências em Educação feita pelo Governo;
✔ Aprovámos os empréstimos solicitados pela Câmara no valor de 4,6 milhões de euros, embora tenhamos demonstrado que seria possível o valor dos empréstimos ser menos elevado, se tivesse havido uma gestão mais rigorosa.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Discurso do Engº. José Machado - 26 de Julho

Discurso de José Machado, em 26 de Julho de 2009


Exmos. Senhores convidados,
Caros amigos e amigas:

Agradeço a vossa presença. Ela é um sinal forte e representativo de quem tem Óbidos no coração e quer construir um futuro mais justo.

Hoje estamos unidos para trabalhar pelo Concelho de Óbidos e pelo bem-estar das suas populações.

Saúdo-vos a todos.

Fui convidado pelo Partido Socialista para ser candidato à Câmara Municipal de Óbidos. Aceitei este desafio numa perspectiva de participação cívica e porque esta candidatura tem um projecto social, económico e político diferente para Óbidos.


Nos contactos que tenho mantido com dirigentes do PS, partido que tem apoiado a minha acção política e a quem dirijo uma palavra especial de agradecimento, saliento o espírito de cooperação com que me têm ajudado.
Recusar o desafio seria injusto para quem me elegeu como vereador, seria injusto para com aqueles que comigo trabalharam ao longo deste mandato, seria injusto para aqueles que me apoiam e confiaram em mim ao longo destes 4 anos.
O exercício de cargos políticos deve ser um serviço público, ou seja, nós somos escolhidos para gerir um poder que nos é emprestado e confiado pelos cidadãos.

Estou disponível para liderar a gestão do poder que nos será emprestado pelo povo do concelho de Óbidos e que só a ele pertence!

É sabido que não sou um político de carreira. Gosto da minha profissão e tenho projectos pessoais, familiares e profissionais, designadamente nas áreas energéticas, ambientais e da qualidade do ar.

É sabido, e estes 4 anos em que exerci as funções de vereador mostraram que quero utilizar a política como entendo que deve ser usada: para ajudar, para servir, para cooperar, para fazer.
Para servir e ajudar os nossos munícipes a viverem com mais dignidade e a serem mais felizes.
A contribuir com toda a minha energia e saber para ajudar ao desenvolvimento sustentado, em benefício sobretudo dos mais carenciados.
Sou um cidadão independente, de uma área política que se poderá designar de centro-esquerda, que não me demito do exercício da cidadania, que me expresso, luto e combato com paixão pelos princípios em que acredito sem subordinação partidária, apenas e sempre com a convicção de que a vida é feita de muitas vontades e de muitas verdades e que só a síntese deste exercício de valores pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade dá sentido à nossa existência.

E, também, é sabido pelas minhas opiniões públicas e pela minha acção que a única exigência que faço a quem me acompanha nesta jornada é de trabalhar com seriedade e competência, de viver e conviver com pessoas livres e de bons costumes que sabem sonhar, mas que sabem transformar os sonhos em obras, que sabem olhar o futuro sem medo e com desprendimento.

Estes, historicamente, também são os valores e princípios de Óbidos e das suas gentes.

Queremos para Óbidos o reforço do seu prestígio, a alegria de devolver o Município aos munícipes e de reforçar o seu reconhecimento público no quadro de uma sã e leal competitividade com outros concelhos.
Óbidos pode, e deve, acolher a atenção de mais pessoas para investir, para trabalhar, para passar momentos de agradável lazer. É, assim, que queremos construir os alicerces do futuro.
Queremos saber que as nossas crianças não têm frio, não têm fome, que cada escola é um espaço amigo, que desafia para saber mais, aprender mais, conhecer melhor os valores da dignidade, da solidariedade e do conhecimento. Fazendo as nossas crianças mais felizes fazemos com que os seus pais tenham mais confiança no futuro.
Queremos que os cidadãos que pagam os seus impostos reconheçam mais benefícios na actividade municipal.
Queremos que os idosos, que trabalharam arduamente toda a vida, possam viver com dignidade, e que a sociedade reconheça e beneficie desse valioso património de saber adquirido ao longo do tempo.

Caras amigas e caros amigos,

A nossa visão e a nossa estratégia baseiam-se no humanismo, onde cada um não é apenas mais uma parte do todo, mas um elo humano fundamental desse todo, dessa cadeia.


Queremos que as receitas municipais sejam mais utilizadas em benefício, sobretudo, das pessoas que mais precisam.
Não basta anunciar boas ideias. É necessário estudar, planear, projectar e acompanhar as iniciativas e as obras, num contexto participativo, em que tem que haver tempo para debater, tempo para decidir, tempo para executar e tempo para avaliar.
Não nos identificamos com os velhos do Restelo, nem com o servilismo e, muito menos, com as práticas “caceteiras”.
Não nos deixamos vencer pela intriga.
O concelho tem de reforçar a sua auto-estima naquilo que realmente conta: no trabalho, na Educação, na criação de riqueza sustentada, e não apenas em acontecimentos efémeros e passageiros, em modas e em mediatismos fugazes e efémeros.
Aqui estamos rodeados de gente que festeja e luta, que confia nos seus combates, que se recusa ao marasmo dos unanimismos e tem confiança nas forças, nas energias que emergem do chão do concelho de Óbidos.
Queremos servir as populações e promover o seu desenvolvimento, construindo projectos. É o nosso dever ajudar as pessoas a realizarem-se e a concretizar os seus sonhos.
A democracia não deve resumir-se à sua componente representativa. Não basta votarmos para os vários órgãos, porque a democracia não se esgota nas eleições periódicas. Deve alargar-se em democracia participativa.
Há muitos exemplos de más práticas, de eleitos que, por terem ganho as eleições, se julgam detentores da verdade absoluta e exercem o poder com o “quero, posso e mando”.
Queremos viver o espírito da revolução do 25 de Abril e da Constituição da República, no concelho de Óbidos.
Após as eleições de 11 de Outubro, governaremos a Câmara, proporcionando compromissos transparentes, diálogo, ponderação de diferentes pontos de vista. As soluções a adoptar devem ser as melhores para o concelho de Óbidos, independentemente da sua proveniência - da maioria ou da minoria.
Propomos consenso alargado sobre um conjunto de questões vitais para o concelho de Óbidos e para as pessoas.
Apostamos na reconversão de espaços públicos, em projectos de recuperação e de requalificação.
Queremos atrair a atenção de parceiros públicos e privados.
É um desafio que vale a pena enfrentar.
Não podemos desperdiçar as compensações da alteração da localização do aeroporto da Ota para Alcochete.
Com persistência e articulação dos fundos comunitários, haverá condições para se resolver o problema da poluição e desassoreamento da Lagoa de Óbidos, da modernização do Caminho de Ferro, do regadio, de novas infra-estruturas no Parque Tecnológico e da reabilitação urbana.


Caras Amigas e caros Amigos,
Dentro de pouco tempo, iremos apresentar publicamente o nosso programa que está em fase final de preparação. É um programa em aberto, pelo que são bem-vindos os vossos contributos que poderão ser enviados para o endereço electrónico que está no folheto que é distribuído nesta sessão.
Brevemente serão apresentados os restantes membros desta candidatura. Honram-me, a mim, ao PS e à Democracia que tenham aceite esta missão. São pessoas que têm a capacidade de enfrentar os desafios que temos pela frente, de participar na construção do futuro de Óbidos, mas sem perder a memória.
Sabemos que no nosso Concelho a marcha para o futuro se deve construir com uma política aberta, que respeite os partidos políticos, mas que não se demita de recuperar gente sem filiação partidária, homens e mulheres independentes, gente vinda de todos os lados da política, da sociedade, que assume como ideal comum a projecção do concelho de Óbidos, o seu engrandecimento, a sua capacidade de competir e ganhar, de pensar na juventude, para que com a sua energia e a sua confiança na vida possa tornar este concelho mais fértil de memórias e de futuros.
Hoje, aqui, assumo 12 COMPROMISSOS COM AS PESSOAS DO CONCELHO DE ÓBIDOS.

1. Tratar todos os munícipes, independentemente das suas opções político-partidárias, de forma igual.
2. Cuidar, a sério, da Vila de Óbidos e do seu Castelo através da reabilitação e do repovoamento de Óbidos, dando-lhe vida genuína, permanente e estável.
3. Apostar decisivamente na agricultura, financiando os projectos que merecem ser apoiados.
4. Fundir as empresas municipais, para se reduzirem os custos do seu funcionamento.
5. Valorizar a cidade romana de Eburobrittium criando infra-estruturas de apoio e acessos dignos, conservação e restauro do aqueduto, devolvendo ao domínio público a sua parte final e reabilitação da zona do antigo campo de futebol de Óbidos.
6. Avançar com seriedade nos processos de reabilitação urbana em Gaeiras, A-dos-Negros, Amoreira, Olho Marinho e ainda no Bom Sucesso.
7. Reduzir significativamente o prazo médio de pagamentos a fornecedores.
8. Acelerar as decisões sobre os licenciamentos municipais, tratando os munícipes de igual forma.
9. Melhorar os projectos e o acompanhamento das obras municipais, para aumentar a qualidade e reduzirem-se custos (evitando desperdícios), gerindo com mais rigor os dinheiros públicos; divulgar periodicamente os projectos e obras em curso, para conhecimento de todos.
10. Aumentar significativamente as comparticipações financeiras aos jovens estudantes dos ensinos secundário e superior, para que nenhum estudante do concelho, que revele vontade e capacidade para estudar, abandone os estudos por falta de condições.
11. Apoiar os eventos e festas tradicionais do concelho de Óbidos com o mesmo empenho e meios dos eventos mais mediáticos e mais recentes, descentralizando nas colectividades as competências e os financiamentos adequados.
12. Avaliar e dar sequência às boas ideias e projectos que vêm do passado, longínquo ou recente.

Não são promessas, são compromissos políticos que cumpriremos, a partir do primeiro dia da nossa eleição.


Convido-vos, pois, a esta partilha, de peito aberto. A darmos os braços, lado a lado, trilhando um caminho conjunto que nos aproxime cada vez mais da realização dos projectos de interesse do concelho.
Óbidos não tem apenas de ser “mais”, pode ser também melhor!
Está nas nossas mãos. Está nos nossos sentidos. Está no nosso coração e na capacidade de nos abrirmos às grandes paixões. É um convite e um chamamento que aqui fica.
A todos aqueles que querem construir caminhos de felicidade para os seus filhos, para os seus netos, para os seus amigos. Temos energia, temos força, temos determinação, temos capacidade de combate, temos saber para este trabalho.
Juntos, unidos e iguais no que respeita aos propósitos comuns, livres e libertos para, com tolerância e com respeito, vivermos as nossas diferenças.
Chegou a hora de viver melhor no concelho de Óbidos! Chegou o tempo de viver a mudança.
Chegou a hora de viver a luta do trabalho e da construção dos sonhos, com os pés bem assentes na terra.
Chegou o tempo de viver e de ser mais feliz no concelho de Óbidos. A hora de viver e construir um futuro límpido, sereno, culto e solidário.
Conto convosco, podem contar comigo.

Um grande abraço a todos e muito obrigado.

Viva Óbidos!!!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aparece no dia 26 de Julho



Apresentação da candidatura do Engº. José Machado na Casa da Música dia 26 de Julho, às 21 horas.

terça-feira, 21 de julho de 2009

António José Seguro apoia José Machado



O Deputado António José Seguro aceitou integrar a Comissão de Honra do Engº. José Machado na sua recandidatura à Câmara Municipal de Óbidos.

António José Seguro foi Secretário Geral da Juventude Socialista, Deputado ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2001, foi co-autor do Relatório do Parlamento Europeu sobre o Tratado de Nice e o futuro da União Europeia. Foi Membro dos XIII e XIV Governos Constitucionais, tendo ocupado o seu último cargo governativo como Ministro-Adjunto de António Guterres.

José Miguel Medeiros apoia José Machado


José Miguel Medeiros, antigo Governador Civil de Leiria e dirigente distrital do PS e actual Secretário de Estado da Protecção Civil apoia a recandidatura de José Machado à Câmara Municipal de Óbidos e confirmou a sua presença na apresentação do candidato na Casa da Música, no próximo Domingo, pelas 21 h.

Carlos Zorrinho com José Machado

O Professor Carlos Zorrinho aceitou o convite para Presidente da Comissão de Honra da Candidatura do Engº. José Machado à Câmara Municipal de Óbidos.

Carlos Zorrinho, nascido em Óbidos, é Doutorado em Gestão de Informação e é Professor Catedrático do Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora. Actualmente desempenha a função de Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico

Semana Santa Património Imaterial da Humanidade

O Vereador José Machado fez a proposta para a CMO diligenciar a classificação da Semana Santa de Óbidos e da romaria de Santo Antão, no âmbito da UNESCO.

Lembrou o Sr. vereador que, recentemente, a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes, anunciou a possibilidade de as diferentes comunidades inscreverem as suas manifestações culturais para classificação como património imaterial.
A governante falava na sessão de encerramento do colóquio "Património Cultural Imaterial, a face intangível do património", uma iniciativa do grupo de parlamentares conexo com a UNESCO.

Cada comunidade poderá, através da Internet, propor uma manifestação cultural de cariz imaterial a uma classificação que será decidida por uma comissão.

A nova convenção internacional que classificação as tradições imateriais valoriza mais "os processos que os produtos finais".

Reunião de Câmara de 20 de Julho de 2009



Na reunião de Camara Municipal de ontem o Senhor Vereador José Machado registou o facto de a maioria PSD andar a boicotar um conjunto de esclarecimentos que se impõem e que andam a ser solicitados há muito tempo.

1. o Projecto de remodelação de pequena moradia por detrás da Casa da Música, na vila de Óbidos. Depois de novo parecer favorável do IGESPAR, falta a aprovação final da CMO. O que impede a sua aprovação? Este processo arrasta-se há muito tempo. Se fosse aprovado rapidamente daria trabalho, durante algum tempo, vários trabalhadores da construção civil teriam ocupação. O Sr. Vereador Pedro Félix vai analisar novamente o processo.

2. o Pedido de dados sobre pobreza – quando serão enviados ao vereador José Machado os dados solicitados. O Sr. Presidente disse que iam ser enviados elementos, mas reconheceu que a CMO não tem dados estatísticos globais sobre a pobreza no concelho.

3. as Dívidas da Óbidos Patrimonium – Insistiu-se no pedido da lista das dívidas por pagar desta empresa municipal, relativas a serviços prestados o ano passado.

4. a Estrada do Casal da Boavista – O Sr. Vereador Paulo Leandro disse na sessão de Câmara do passado dia 6 que, dentro de dias, iria ser reparada a estrada, mas tal ainda não aconteceu. O Sr. Vereador Paulo Leandro voltou a informar que brevemente a obra será feita.

5. a Revenda de lotes na Zona Industrial – Continua o anúncio. Já lá foi o fiscal?
A CMO ficou de esclarecer os proprietários que o município pode fazer a reversão dos lotes em que não foram feitas construções.

6. o Assunto que se arrasta há anos da obra na Casa Senhoras Rainhas – a desculpa de dificuldade de arranjar quem faça a reparação não é razoável. A benevolência da CMO face a esta situação é uma vergonha. Estamos em presença de um exemplo de morosidade injustificável, já que se a Câmara quisesse, tinha resolvido este assunto e ele anda “enrolado” há anos! O que tem faltado é vontade de resolver o assunto. É um caso de grave negligência camarária além de ser desumano uma vez que se trata de uma
cidadã de 90 anos que está a ser prejudicada.O presidente da CMO ficou, mais uma vez, de oficiar a unidade hoteleira em questão.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

E em Óbidos Drª. Ferreira Leite?

Sobre o Governo e o primeiro-ministro a Drª. Ferreira Leite foi directa:«Pois não só não tem vergonha como ainda por cima agora anuncia outras tantas promessas para depois não cumprir caso ganhe as eleições», afirmou Manuela Ferreira Leite, que falava no decorrer na Festa de Verão do PSD de Vila Real.

É caso para perguntar, e em Óbidos?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

OBITEC

O Partido Socialista de Óbidos saúda a constituição da entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos, a OBITEC - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia.

O Partido Socialista, que inscreveu no seu programa em 2005, ao contrário do PSD, um Parque Tecnológico para Óbidos, apoia esta iniciativa.

O que o PS critica é que o PSD e a Cãmara tenham feito tanto alarido, criado tantas expectativas, que não se cumpriram ainda.

O PS sabe porque razão foi necessário mudar algfumas coisas na OBITEC e porque é que foi chamada à pressa a Universidade de Coimbra.

O PS de Óbidos fica satisfeito por se associarem a este projecto várias entidades como a Universidade de Coimbra, a Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, a Escola Técnica de Imagem e Comunicação, a Associação Industrial da Região Oeste, a Óbidos.com e a empresa Ambisig.

Agora só falta que o Parque Tecnológico tenha tantas empresas instaladas como as entidades variadas que integram a OBITEC.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Mais uma não cumprida!


Em Maio de 2009 o Dr. Telmo Faria disse que a Câmara já "obteve todas as autorizações legais para poder proceder à exploração do equipamento" apoio de praia no Bom Sucesso e que deverá estar a funcionar ainda esta época balnear.

Os edifícios em madeira foram erguidos em 2004 com a designação de restaurante. Esta construção gerou protestos da Comissão de Moradores do Bom Sucesso que acusaram a Câmara de construir numa zona de Reserva Ecológica Nacional (REN).

Em plena época balnear nada se sabe do concurso entretanto aberto pela Câmara Municipal, e sobre o apoio de praia nem vê-lo.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Afinal é 2010 ou 2011?

Óbidos, Leiria, 06 Jul (Lusa) - O município de Óbidos vai investir 1,4 milhões de euros até 2010 na regeneração urbana da vila onde imóveis devolutos vão ser transformados em habitações criativas.Alguns monumentos vão albergar um museu digital, auditório e um chocolate lounge. A candidatura " Óbidos Criativa", aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro prevê a criação de quatro espaços criativos a instalar na Rua Nova.

LUSA


O município de Óbidos vai investir 1 milhão e 407 mil euros até Abril de 2011 na regeneração urbana da vila, onde imóveis devolutos vão ser transformados em habitações criativas. Alguns monumentos vão albergar um museu digital, auditório e um chocolate lounge. A candidatura “Óbidos Criativa”, aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro prevê a criação de quatro espaços criativos a instalar na Rua Nova.

Jornal das Caldas

Onde está a esperteza-saloia em Óbidos?

A esperteza-saloia em Óbidos?

  1. Na Assembleia Municipal de Óbidos de dia 30 de Junho o Sr. Presidente Telmo Faria surpreendeu os deputados com o anúncio da aprovação pela CCDR Centro do projecto Óbidos Criativa-Regeneração Urbana, aproveitando para fazer uma longa exposição e para mostrar várias imagens do projecto.

  1. Supostamente esse projecto vai viabilizar um conjunto de obras de recuperação na Vila de Óbidos, em particular a recuperação de várias casas destinadas às “habitações criativas”, à anunciada Livraria de S. Tiago e ao auditório do Mucharro, entre outras.

  1. O PS de Óbidos, através dos seus deputados municipais, deu nota da sua satisfação pela aprovação do financiamento deste projecto, mas lamentou que o executivo PSD e o Dr. Telmo Faria em particular, terminem este mandato como o começaram, anunciado obras, mostrando esquiços e projectos.

  1. Lamentou o PS de Óbidos que as anunciadas e prometidas obras de requalificação de Gaeiras e A-dos-Negros, a reabilitação do Bom Sucesso, entre outras obras emblemáticas e apresentadas na Visão Estratégica do Dr. Telmo Faria nas autárquicas de 2005, ainda não tenham saído do papel, e já se estão a anunciar mais projectos e mais obras.

  1. Na reacção a estas declarações o Presidente Telmo Faria apelidou o PS de Óbidos de “esperteza-saloia” e de não ter “honestidade intelectual”, estando sempre numa política de “bota-abaixo”.

  1. O PS de Óbidos devolveu as acusações questionando quem era “chico-esperto” em Óbidos, se o PS se o PSD. É que o PS não esquece que o Dr. Telmo Faria tem muitas “visões” para o concelho, mas são poucas aquelas que passam a realidade.

  1. O PS não esquece as promessas que foram feitas aos movimentos de cidadãos independentes que apoiaram o PSD em 2005 em Gaeiras e A-dos-Negros de muito investimento, muitas obras e muitos projectos. O PS não esquece que o Sr. Presidente Telmo Faria quando dá entrevistas e fala de desemprego e se engana nos números. O PS não esquece os 10 000 empregos prometidos. O PS não esquece que foram anunciadas 6 escrituras no Parque Tecnológico até Março de 2009 e até hoje nem vê-las.

  1. O PS não esquece que no recente projecto Óbidos Solar, apresentado com pompa e circunstancia, se anunciava que “o Municipio de Óbidos investe 37 milhões de euros” no Projecto Óbidos Solar quando o município de Óbidos não investe sequer 1 euro neste projecto sendo um mero intermediário num negócio que levanta muitas dúvidas e interrogações quanto à sua viabilidade, utilidade, e os efeitos paisagísticos dos painéis solares no Concelho.

  1. Finalmente, convêm lembrar o Sr. Presidente Telmo Faria que anda esquecido. Disse o Dr. Telmo Faria na última Assembleia Municipal que não conhecia propostas do PS em 2005, e que fez muita coisa que não estava prevista na “Visão Estatégica”, entre as quais o Parque Tecnológico. Curioso, é que foi o PS que inscreveu no seu Programa em 2005 a construção de um Parque Tecnológico em Óbidos, propondo “A criação de um parque tecnológico, em parceria com outros actores, devidamente infra-estruturado em matéria de ligações informáticas, é certamente um caminho para a atracção de investimento de valor acrescentado e estruturante para a vida económica do Concelho”.

  1. Onde está a “esperteza-saloia” em Óbidos?

O PS de Óbidos

1 de Julho de 2009

E mais esta!



O PS de Óbidos apoia a realização de iniciativas lúdicas e culturais na Vila e no Castelo, designadamente a Feira Medieval.
O que o PS não apoia é a inércia inexplicável que faz com que durante demasiado tempo (meses e meses a fio) a cerca do Castelo esteja cheia destas barracas que dão um aspecto desolador ao local.
Com isto a Câmara não se preocupa, só com o cartaz do PS nos Arrifes!

E esta? Ninguém vê?



Para quem anda preocupado com a imagem da Vila de Óbidos recomenda-se uma visita a este esgoto a céu aberto (no Casal da Canastra), junto à estrada de Óbidos para a localidade do Pinhal, junto ao novo parque da encosta do castelo.

Ainda o cartaz nos Arrifes



1. A Câmara Municipal de Óbidos notificou novamente o Partido Socialista de Óbidos para que seja retirado o cartaz colocado junto à Rotunda dos Arrifes.
2. O Partido Socialista de Óbidos já informou a CMO que tal notificação deve ser feita à Direcção Nacional do Partido Socialista, entidade responsável pela sua colocação.
3. O PS de Óbidos apoia a decisão da Direcção Nacional em manter o cartaz naquele local considerando que o mesmo em nada afecta a estética da zona da Vila e do Castelo.
4. O PS de Óbidos volta a declarar que considera estar a ser alvo de uma perseguição política injustificável, já que a Câmara continua sem responder se, e como, um cartaz publicitário colocado junto ao Aqueduto de uma empresas imobiliária está licenciado.
5. Melhor seria que a Câmara Municipal se preocupasse com o estado em que está a Vila de Óbidos, a zona da cerca do Castelo e a imagem degradante do antigo quartel dos Bombeiros e o antigo campo de futebol transformado em estaleiro e depósito de entulhos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Visões mais ou menos estratégicas

















Na Assembleia Municipal de Óbidos de dia 30 de Junho o Sr. Presidente Telmo Faria deu a novidade de que fora aprovado pelo POR Centro o projecto Óbidos Criativa - regeneração urbana da Vila de Óbidos.

O PS considera esta uma boa notícia não fora o facto de o Dr. Telmo Faria terminar o seu mandato como o começou.

Quem não se lembra da promessa no célebre livro de propaganda de 2005 "Visão Estrategica" e da utilização abusiva de projectos camarários como o da "Zona de expansão de Óbidos".


Ou mesmo a Requalificação do Largo de S. Marcos em Gaeiras ou a Recuperação do Centro Histórico de A-dos-Negros.
O que importa a Óbidos e aos seus cidadãos é que se acabem as "Visões" do Sr. Presidente e se comece, sem alaridos e propagandas, a concretizar aquilo que foi prometido.
E não se diga que a Visão Estratégica era um mero plano de intenções. Estava lá bem escrito que eram " Planos, Estratégias e Acções a desenvolver no Concelho de Óbidos".