terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sessão Politico-Cultural de 6 de Setembro


Caras amigas e caros amigos:

Agradeço a todos a vossa presença. Ela é um sinal forte e representativo de quem tem Óbidos no coração e quer construir um futuro mais justo e um presente mais sério e mais realista. Saúdo-vos a todos. Aceitámos o convite que nos foi feito pelo Partido Socialista para esta candidatura, numa perspectiva de participação cívica e porque temos um projecto social, económico e político diferente para Óbidos.Um projecto social diferente porque visa beneficiar os eleitores e não os eleitos. Um projecto económico diferente porque aposta na sustentabilidade e não na ilusão.Um projecto político diferente porque é sério, participado e sem torres de marfim.

Na elaboração desta nossa candidatura privilegiámos a seriedade e a competência.
Não nos preocupámos com engenharias eleitorais, escolhemos e convidámos os melhores.
Não fizemos como outros que escolheram listas e pessoas, preocupados com esta nossa candidatura, ou condicionados pelo novo enquadramento legal da Lei da Paridade.
Nos eleitos do PS neste mandato, 50% são mulheres. Não por quotas ou leis que o imponham, mas porque em Óbidos o PS tem uma tradição longa em acreditar na qualidade das mulheres na política. E, assim, é uma mulher que lidera a lista à Assembleia Municipal - Cristina Rodrigues. São duas as mulheres que se candidatam a Presidentes de Junta de Freguesia: Lurdes Fialho, em A-dos-Negros, e Patrícia Santo, em Gaeiras.
Os nossos candidatos são pessoas livres, sem medo, que sabem sonhar, mas que sabem transformar os sonhos em obras e pensar o futuro através da construção do presente.

Caras amigas e caros amigos,

A nossa visão e a nossa estratégia não passam por incutir o medo e a intimidação. A nossa visão e a nossa estratégia não passam por alguns eventos massificantes que já entraram em declínio. A nossa visão e a nossa estratégia não passam por prometer obras e projectos que não se cumprem. Não somos videntes! Mas temos uma visão, e temos uma estratégia.A nossa visão e a nossa estratégia passam por estudar, planear, projectar e acompanhar as iniciativas e as obras, num contexto participativo, em que tem que haver tempo para debater, tempo para decidir, tempo para executar e tempo para avaliar. Após as eleições de 11 de Outubro, governaremos a Câmara, proporcionando compromissos transparentes, diálogo, ponderação de diferentes pontos de vista. As soluções a adoptar devem ser as melhores para o concelho de Óbidos independentemente da sua proveniência - da maioria ou da minoria.

Caras Amigas e caros Amigos,

Reafirmo os 12 COMPROMISSOS COM AS PESSOAS DO CONCELHO DE ÓBIDOS que assumi no passado dia 26 de Julho. Não são promessas, são compromissos políticos que cumpriremos, a partir do primeiro dia da nossa eleição.Atrair o investimento e as actividades de alto valor acrescentado são a chave para a criação de mais e melhor emprego. Mais do que captar para residência aqueles que nos procuram para os tempos de lazer, temos de nos focar naqueles que aqui nasceram, que aqui já vivem e que apresentam elevado potencial produtivo e intelectual, oferecendo-lhes condições para a sua fixação habitacional e laboral.Mas, a economia local desenvolve-se apostando essencialmente no que é tradicional, inovando onde se impuser a inovação.

Temos uma visão e uma estratégia que passa primeiro por tratar do essencial antes de tratar do acessório. Fechar o ciclo do saneamento básico ambiental já que ainda hoje há esgotos a céu aberto no concelho de Óbidos. É tempo de olhar de frente a degradação das canalizações para água, algumas ainda contendo amianto, na vila de Óbidos e noutros locais do Concelho. Iremos aprovar um plano a 4 anos para a renovação das canalizações de água, em fibrocimento.A nossa visão e a nossa estratégia passa por assumirmos que não temos necessidade de ser o concelho com mais receita municipal, por habitante, tendo como exemplo a actual factura da água, que é mais cara que noutros concelhos vizinhos. A nossa visão e a nossa estratégia de Reabilitação e requalificação urbanas não passam apenas por projectos ditos criativos e com nomes estrangeiros. Passam por uma política sustentada de recuperação de imóveis e de habitações destinadas a gente real, a gente com dificuldades, a cidadãos do concelho, às jovens famílias que se estão a formar e que querem ficar no seu concelho. Queremos habitações reais para pessoas reais.A nossa visão e a nossa estratégia não passam por andar a iludir as pessoas. Vamos avançar com os processos de reabilitação urbana em Gaeiras, A-dos-Negros, Amoreira. Olho Marinho, Sobral da Lagoa, Vau e ainda no Bom Sucesso.

Vamos intervir, com urgência, no antigo Quartel dos Bombeiros e nos antigos armazéns da EPAC e em toda a zona do antigo campo de futebol de Óbidos, não com projectos mirabolantes, mas sim com infra-estruturas de utilização imediata e funcional, fazendo daqueles espaços uma zona privilegiada para realização de eventos com maior número de visitantes, libertando a vila de Óbidos, que não deixará de ser um espaço de referência.A nossa visão e a nossa estratégia não passam, quanto ao eixo do Apoio Social e da Saúde, por o poder autárquico se substituir às estruturas da sociedade civil. No entanto, deve apoiá-las, a todos os níveis, para que possam dar a resposta necessária às populações. Implementaremos o Programa Rede Social no concelho, um verdadeiro trabalho de parceria, de troca de informações entre as várias Instituições, visando uma acção de qualidade, dinâmica e aberta à participação da população.

Iremos realizar planos de acção social em plena articulação com as Juntas de Freguesia, parceiros fundamentais neste processo. Iremos igualmente estabelecer parcerias com a Santa Casa da Misericórdia para apoio aos mais frágeis da sociedade, aos mais pobres, aos doentes, e aos mais idosos.A nossa visão e a nossa estratégia não passam quanto à Gestão Autárquica por ficar a dever aos muitos fornecedores da Câmara Municipal. Passa por pagar a tempo e horas; é isso que se exige a uma gestão autárquica séria e competente.

Convido-vos, pois, a este desafio de mudança. A darmos os braços, lado a lado, trilhando um caminho conjunto que nos aproxime cada vez mais da realização dos projectos de interesse do concelho. Óbidos não tem apenas de ser “mais”, pode ser também melhor!Está nas nossas mãos. Está nos nossos sentidos. Está no nosso coração e na capacidade de nos abrirmos às grandes paixões e aos grandes projectos. É um convite e um chamamento que aqui fica. A todos aqueles que querem construir caminhos de felicidade para os seus filhos, para os seus netos, para os seus amigos. Temos energia, temos força, temos determinação, temos capacidade de combate, temos saber para este trabalho. Juntos, unidos e iguais no que respeita aos propósitos comuns, livres e libertos para, com tolerância e com respeito, vivermos as nossas diferenças.

Chegou a hora de viver melhor no concelho de Óbidos! Chegou o tempo de viver a mudança. Chegou a hora de viver a luta do trabalho e da construção dos sonhos, com os pés bem assentes na terra. Chegou o tempo de viver e de ser mais feliz no concelho de Óbidos. A hora de viver e construir um futuro límpido, sereno, culto e solidário.

Conto convosco, podem contar comigo.

Um grande abraço a todos e muito obrigado.

Viva Óbidos!

15 comentários:

Anónimo disse...

O JOSÉ MACHADO É UM GANDA NABO. COMO SOCIALISTA SINTO-ME ENVERGONHADO DE TER ESTE PALERMA COMO CANDIDATO.

Anónimo disse...

Eu estive lá, levei cá uma seca. O tipo é mesmo um ganda nabo. Vi lá O FBT a aplaudir convencido que o Zé Nabo lhe arranja um tacho.

Camaradas é melhor votarmos no Telmo, pq o Machado é um mesmo um ganda nabo.

Anónimo disse...

SOU SOCIALISTA MAS NÃO VOTO NO PS COM ESTE CANDIDATO INCOMPETENTE. A CRISTINA RODRIGUES PARECE QUE Tb. VEM CÁ FAZER TURISMO AUTÁRQUICO.

Anónimo disse...

CAMARADAS, NÃO VOTEM NESTE NABO.

SOCIALISTA TOUPEIRO

Anónimo disse...

Estive na casa da música, assisti à sessão e gostei muito. Gostei essencialmente da sinceridade, da calma, da delicadeza e da responsabilidade de todos os candidatos, mas muito em especial da Dr. Cristina e do Engº Machado. Mostraram que são uns senhores. Estavamos ávidos de pessoas deste gabarito e com esta responsabilidade. Gente séria que propõe trabalho sério. estou rendida. Bem hajam. Maria

Anónimo disse...

ESTOU A VÊR ,QUE OS FRUSTADOS DO psd ESTÂO MESMO ATRAPALHADOS ,COM A FORTE PRESENÇA DO SENHOR JOSÈ MACHADO ....QUANDO NÂO SE TEM ARGUMENTOS EM POLITICA OFENDEM-SE AS PESSOAS COMO É COSTUME !
VIVA O PS COM JOSE MACHADO !!!

Anónimo disse...

Tenho pena que estas "pessoas" que vêm fazer comentários ofendendo deliberadamente pessoas honestas, como o José Machado e que aparentemente é sempre o mesmo, dando a entender que são pessoas diferentes, é o espelho das pessoas que temos no nosso pais, não sabem fazer mais nada que caluniar as pessoas sérias.
Temos de uma vez por todas não dar importância a estes “improfícuos” da sociedade.
Para a frente José Machado, parecendo que somos poucos brevemente seremos muitos.
Um abraço de um OBIDENSE muito atento.

VOTA PARTIDO SOCIALISTA…

Zé...

Anónimo disse...

Machado leva-nos à derrota Camaradas. Votemos no Telmo que ao menos faz obra.

Anónimo disse...

O PSD de Óbidos à falta de argumentos para justificar o seu declínio, ataca com ordinarices.
Ao CPM e ao JP, para defenderem o PSD de Óbidos que está a cair na credibilidade, só restam acusações reles do nível desses que vivem ou querem viver à custa da câmara.
Antes votei Telmo Faria mas agora vou votar José Machado.

Anónimo disse...

O PSD de Óbidos mosta quanto se tornou reles.
Além de mentiroso ataca com ordinarices e finge. Finge que são outros, mas os autores destas ordinarices são o CPM e o JP.

Anónimo disse...

A degradação do PSD de Óbidos faz lembrar o tempo em que a Isaura mandava mais que o Pereira Júnior.
O JP já manda quase tanto como o TF.
O Telmismo está em declínio.

Anónimo disse...

Não costumo visitar sites partidários. Confesso que me arrepia e dá vómitos alguns dos políticos que temos hoje em Portugal. Mas dado que há eleições à porta, acedi à pesquisa dos sites dos candidatos à minha terra. E aqui vim parar. Secalhar fiz bem, porque vi este triste espectáculo. Enquanto eleitor no concelho de Óbidos tenho vergonha, completa vergonha por ter conterrâneos do calibre de alguns dos anónimos que andam por estas bandas, vestindo o papel de lacaios do Dr. Telmo Faria. O lambebotismo, o insulto, a insídia, a falta e o vazio de ideias gritante, demonstram um poder autárquico esgotado, corrompido pelos vícios de uma governação demasiado longa. Quando o poder se deixa corromper pelos vícios deixa de ter a visão suficiente para reflectir acerca dos seus actos, para uma auto-crítica. O problema de hoje do concelho de Óbidos é esse mesmo, a falta de auto-crítica dos seus dirigentes autárquicos que os incapacita de reconstruir no dia-a-dia o concelho de Óbidos. Por isso é que José Machado e o PS de Óbidos são alternativa, primeiro, como se vê, são democratas, pois não é para todos sujeitar-se à imundice e à crítica suja e de facto, isso não é para todos. Depois afirmam-se por ideias, ao contrário de gentes do PSD que se afirmam pela difamação e pela calúnia. O PSD de Óbidos chegou a um estado de nervos, incapaz de responder com dignidade, atenta contra a dignidade dos seus adversários. Espero que outros cidadãos do concelho como eu saibam ver isso a tempo do dia de ir às urnas. Esta visita, pelo menos para mim, que em Outubro poderia ficar em casa, já valeu a pena. José Machado, não o conheço pessoalmente, numa lógica de quem se dá consigo no dia-a-dia, sei quem é, identifico-o na rua sem problema algum e reconheço o seu percurso profissional e associativo, conte comigo e com o meu voto. Esta visita já valeu a pena, pois se o meu voto ajudar, ao menos servirá para livrar o concelho destas pessoas sem escrúpulos.

Anónimo disse...

José Machado é o homem de quem Óbidos precisa para Presidente.
Um democrata competente e com bons contactos em Lisboa e Bruxelas.

Anónimo disse...

Sabem quem é a nova Isaura da Câmara? O JP qued tem como peão de brega o CPM.
Os tachos estão em perigo, por isso todas estas ofensas a um homem sério e competente.

Anónimo disse...

Por este andar, o Eng. José Machado ganha as eleições ou fica lá muito perto. O PS tem quase garantidos 3 vereadores, incluindo o Dr. Luís de Carvalho.
O PSD não consegue eleger o Ricardo Ribeiro que diz ser doutor mas não é. E o lugar nº 4 do Humberto está em risco. Os empregados da câmara torcem para que o Xeroz não seja eleito.