segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Novo Posto de Cobustível-Esclarecimento

Atento o teor da notícia publicada no Jornal das Caldas da passada semana, sobre a instalação de um posto de combustíveis em Óbidos, vimos solicitar que a mesma seja corrigida, por se tratar de matéria da maior importância e melindre. Na verdade, na última Assembleia Municipal, que teve lugar em 28 de Dezembro último, os deputados do Partido Socialista votaram contra este ponto da ordem de trabalhos, tendo inclusivamente apresentado a declaração de voto que se segue:

“Declaração de voto do Grupo Municipal do Partido Socialista, referente ao ponto 6ºda Ordem de Trabalhos – Aprovação e eventual autorização da proposta de concessão do uso privativo do direito de superfície de um terreno municipal para instalação de posto de abastecimento de combustíveis e área de serviço.

O Grupo Municipal do Partido Socialista regozija-se com a instalação de um posto de abastecimento de combustíveis e de carregamento de baterias, ou equivalente, em Óbidos. A opção por soluções energéticas menos poluentes, designadamente em matéria de circulação automóvel, são de saudar vivamente, pelo que a instalação de um sistema de abastecimento automóvel desta natureza parece-nos iniciativa de mérito.

A razão do voto contra neste ponto da ordem de trabalhos prende-se com a localização prevista para o citado posto de abastecimento. Na verdade, o equipamento situar-se-á junto à zona escolar e desportiva, em área ajardinada (que será parcialmente destruída) e de lazer, que serve e é contígua a zona residencial. Por outro lado, fica muito próximo da Vila de Óbidos, comprometendo as vistas do Castelo a quem chega vindo de Sul.

Da argumentação aduzida pelo executivo camarário não ficou claro que não haja alternativa viável nas imediações da Vila de Óbidos. Nem nos parece que a questão do PDM, que alegadamente condicionaria a possibilidade de implantação do equipamento apenas ao local indicado, fosse intransponível, uma vez que o referido Plano se encontra em fase de revisão.”

As consequências da eventual instalação de um posto de combustíveis no local previsto serão nefastas em vários planos para o bem-estar dos residentes em Óbidos e áreas limítrofes, pelo que o Partido Socialista acompanhará em detalhe este processo, tomando todas as posições que julgar adequadas e convenientes.

Cristina Rodrigues
Comissão Política Concelhia

10 comentários:

Anónimo disse...

No Jornal das Caldas, há uma notícia a dizer que o PS aprovou o novo posto de combustíveis. Afinal, o PS votou contra, porque naquele sítio fica mal.

Anónimo disse...

Consta que as bombas de gasolina de Óbidos vão fechar em Fevereiro.
Será verdade?

Anónimo disse...

A Câmara quer fazer um negócio e o PS está a dificultar?

Anónimo disse...

A Câmara quer pôr as novas bombas de gasolina no jardim da Memória. Assim, Óbidos nunca mais é reconhecido pela UNESCO como Patromónio Mundial da Humanidade.

Anónimo disse...

O facto de ÓBIDOS não vir a ser classificado pela Unesco como património Mundial será, neste caso, um mal menor para os Obidenses. Agora que se passem as bombas para junto de uma Escola, duma hospedaria e duma zona residencial é que é grave. será que os Obidenses, os pais das crianças que frequentam ascola Josefa d'Obidos e os residentes naquela zona já se aperceram do que está em causa, do perigo eminente e diário que passa a existir? Então nos outros concelhos estão a afastar as bombas das populações e em Óbidos faz-se o contrário? Mas onde é que isto vai parar? Ninguém faz nada?

Anónimo disse...

Essa do património da Humanidade da UNesco foi a maior mentira alguma vez contada a Óbidos. Mas há outras.

Anónimo disse...

Esta das bombas de gasolina parece que tem uma negociata que pouca gente ainda sabe ...

Anónimo disse...

porque é que o Dr. Telmo está muito triste com o PS não ter votado a favor do novo posto de gasolina?

Anónimo disse...

A Gazeta de 12 de Fevereiro trás uma notícia com mais esclarecimentos sobre a posição do PS.

Anónimo disse...

desde sepre que o DR. Telmo tem feito um bom trabalho para fazer dessa vila uma vila melhor, para os munícipes e para os turistas. AGORA... ESTRAGOU A PINTURA TODA.