O vereador socialista na Câmara de Óbidos, José Machado, alertou a autarquia sobre as “sucessivas avarias” no sistema municipal de televisão por cabo que têm motivado reclamações da população.
O sistema de televisão por cabo na vila foi instalado há cerca de 20 anos, para serem retiradas as antenas então existentes, melhorando assim a estética da vila. Os moradores deixaram de poder instalar as antenas de televisão e, em contrapartida, a Câmara comprometeu-se a proporcionar gratuitamente acesso aos canais.
“O problema de fundo agora existente resolve-se com a substituição de algum equipamento que actualmente está obsoleto e de que há dificuldade em adquirir componentes de substituição no mercado”, considera José Machado, destacando que, nas últimas duas décadas, houve uma grande evolução no sector das telecomunicações.
O vereador do PS alertou ainda para o facto da maioria dos habitantes da vila serem idosos e os programas de televisão constituírem uma componente importante do seu entretenimento. Considera que este é um exemplo da falta de atenção que a actual maioria do executivo camarário tem dado à sede do concelho nos últimos anos, mas diz haver outros, como a “gestão caótica do trânsito, a degradação do parque residencial com casas a cair, a progressiva desertificação humana e as dificuldades nos acessos dos residentes, aquando da realização de grandes eventos”.
Para este autarca, o facto de Óbidos estar classificado como monumento nacional, exige uma política de gestão da sede do concelho “coerente com o seu estatuto e uma melhor utilização do espaço público”.
O vereador Ricardo Ribeiro responde que a autarquia reconhece importância da televisão no quotidiano dos moradores e lamenta o sucedido. Contudo, justifica que sempre que têm conhecimento das avarias, reportam-nas “de imediato” à empresa caldense responsável pela manutenção do serviço.
O autarca refuta a acusação de que estas se arrastam por tempo indeterminado e diz que a “confusão” do vereador José Machado prende-se com um uma situação que ocorreu na madrugada de 8 de Janeiro, resultante de uma descarga eléctrica (provocada pela queda de um raio), que queimou um conjunto largo de equipamentos nas habitações, unidades hoteleiras e espaços municipais.
“Dado o volume elevado de equipamentos a substituir, face à ruptura de stock em Portugal e no fabricante, levou a que o problema fosse resolvido de forma gradual”, explica Ricardo Ribeiro.
O responsável pelo pelouro dos recursos humanos e modernização administrativa, considera que a rede de televisão não se resolve com a substituição de algum equipamento, mas sim de todo o sistema, até porque, a partir de 2012, todas as emissões passarão a ser transmitidas em exclusivo em Sinal Digital Terrestre.
Dada a pertinência do assunto, o executivo já propôs, a um conjunto de empresas e operadores, o estudo de uma solução que sirva os interesses da população. Esse trabalho começa a dar frutos “uma vez que o município já tem vários testes agendados para substituir o modelo”, conclui.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com
17 comentários:
Bom trabalho do PS.
A câmara desmazelou-se com o sistema de TV cabo mandado instalar no tempo do PS na câmara de Óbidos.
O PS está a defender o povo!
Para o PSD as coisas boas de Óbidos começaram só em 2002.
Antes o que havia de bom foi esquecido.
A TV cabo em Óbidos é uma das muitas coisas boas do legado socialista.
Óbidos e Évora foram os primeiros centros históricos de Portugal a retirarem as antenas de televisão.
Há 20 anos Óbidos esteve na primeira linha da inovação!
As avarias na televisão por cabo começaram antes da trovoada deste ano qaue fez cair um raio na Senhora da Graça.
O Ricardo Ribeiro deu uma desculpa de mau pagador ...
A VILA DE OBIDOS ,SÓ SERVE PARA OS SENHORES FAZEREM OS EVENTOS .....E O POVO QUE SE LIXE !!!
GOSTAR DE OBIDOS NÃO È FAZER UMA BARRAQUINHA ,GOSTAR DE OBIDOS NÃO É VIVER Á CUSTA DA VILA ,GOSTAR DE OBIDOS É GOSTAR DAQUELA VILA AO NATURAL SEM ENFEITES A TAPAR AS SUAS BELAS MURALHAS E NÃO SÓ ....
A VILA DE OBIDOS SEMPRE FOI UMA DAS MAIS BELAS VILAS DE PORTUGAL ,SEM PALHAÇADAS NAS RUAS . A VILA DE OBIDOS SENTE-SE DESPREZADA E ESPLORADA .
GOSTAR DE OBIDOS É GOSTAR DESINTERESSADAMENTE .
"OS AMIGOS DE OBIDOS "
GOSTAR DESINTERESSADAMENTE ????
FOI POR ISSO QUE O VEREADOR DO PS DEU UM DONATIVO À MISERICÓRDIA E DEPOIS MANDOU A CÓPIA DO CHEQUES PARA O JORNAL.
GANDA SOCIALISTA...
PELO MENOS AINDA DEU ALGUMA COISA EM PROL DE OBIDOS ....AGORA HÁ OUTROS QUE O POUCO QUE FAZEM É EM PROL DE ELES PROPIOS ....E APARECEM TODOS OS DIAS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL ......COMO QUEM DIZ "EU SOU O MELHOR " E OBIDOS CONTINUA NA MESMA ,E CONSEGUIRAM MUDAR O NOME DA VILA ,QUE AGORA É CONHECIDO POR VARIOS NOMES ,COMO VILA NATAL ,VILA DO CHOCOLATE ,FEIRA MEDIEVAL ,AS CRIANÇAS QUE NASCERAM HA ALGUNS ANINHOS NÃO SABEM PRECISAMENTE O VERDADEIRO NOME DA VILA QUE FAZ DO CONCELHO UNS DOS MAIS CONHECIDOS DE PORTUGAL E DO MUNDO QUE SEMPRE FOI O CONCELHO DE OBIDOS ,E NUNCA POR HAVER ALGUNS EVENTOS QUE NADA TÊM A VÊR COM A VILA "MUI NOBRE E SEMPRE LEAL VILA DE OBIDOS "
(GOSTAR DE OBIDOS NÂO É TENTAR APARECER NA COMUNICAÇÃO SOCIAL TODOS OS DIAS )
OS AMIGOS DE OBIDOS
O vereador do PS fez muito bem em dar voz aos habitantes de Óbidos que têm sido sacrificados com as avarias da TV cabo municipal.
Gostávamos de ver o vereador e o PS ainda mais vezes a defender os interesses do povo.
O PSD defende os interesses partidários.
A Lusa noticiou as avarias da TV cabo que o povo de Óbidos está a sofrer.
O PSD teve que ir a reboque desta agenda do PS que é defender os habitantes de Óbidos.
O PSD disse nada sobre a gestão caótica do trânsito, a degradação do parque residencial com casas a cair, a progressiva desertificação humana e as dificuldades nos acessos dos residentes, aquando da realização de grandes eventos.
A VILA DE OBIDOS SÒ SERVE PARA FAZER EVENTOS !
"E O POVO QUE SE LIXE "
O sistema de TV está novamente avariado do Pelourinho para cima.
É uma vergonha não arranjarem isto.
Na Vila de OBIDOS está tudo cada vez pior ,a começar pela iluminação,estando algumas ruas por onde há mais afluencia de turistas com lampadas fundidas já ha algum tempo ,a televisão avariada mesmo sem sinal algum ,à noite os bares fechados dentro da Vila ,tudo deserto mais pareçe uma Vila fantasma ....
Será que é a dita crise ?
Pois ,habituaram pouco a pouco as pessoas através de muita publicidade a ir a Obidos ,mas só nos ditos eventos ,e quando vêm é aos tropeções e empurrões só com o sentido nos cujos ,muitos quase nem se aprecebem onde estão .....
É uma das razões das ruas vazias tanto de dia como de noite !
As lojas vazias ,os bares ,e quase todo o comercio .
Se os poucos turistas que resolvem passar uns dias na Vila ,se saem não tem vida noturna ,se ficam no hotel nem televisão em condições têm ,a não ser que tenham parabolica ou outro tipo de tv.
"MATARAM A GALINHA DE OVOS DE OURO EM OBIDOS "
D.AFONSO HENRRIQUES
Foi uma vergonha o PSD não ter aceite a proposta do PS de Óbidos para as pessoas do público poderem falar no princípio da Assembleia Municipal.
O ano passado houve quem só fosse autorizado a falar deopis das 2 horas da madrugada.
Agora o PSD diz que podem falar depois da meia noite.
O PSD tem medo que o povo fale?
Isto está muito parado ...então !?
O CPM do CDS elogiou o Pereira Junior.
Afinal o homem até é boa pessoa.
Leiam a entrevista do vereador José Machado que saiu ontem no jornal MAIS OESTE.
Enviar um comentário