quinta-feira, 20 de outubro de 2011
À Memória de Pereira Júnior
José António Pereira Júnior que exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Óbidos durante mais de 20 anos, foi um homem muito dedicado às causas do concelho de Óbidos, tendo ao longo dos seus mandatos, promovido e facilitado inúmeras iniciativas por todo o concelho, num período em que os recursos humanos e financeiros do município eram muito menores do que hoje. Importantes obras como redes de saneamento básico, redes de abastecimento de água ao domicílio por todo o concelho, a construção de parques desportivos, o Estádio Municipal, o Centro de Saúde de Óbidos, etc. são de recordar. À sua iniciativa se devem, em boa parte, também a Escola Josefa de Óbidos e o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, entre outras obras.
Na área da cultura, a Câmara liderada por Pereira Júnior, entre outras iniciativas, organizou vários eventos tais como a Bienal Internacional de Óbidos de Artes Plásticas, construiu a Casa da Música, promoveu a instalação de rede de cabos para televisão, de acesso gratuito aos moradores de Óbidos, e promoveu a edição de variados livros sobre o concelho de Óbidos.
A visão de Pereira Júnior quanto ao desenvolvimento turístico, expressa no PDM de 1996, ainda hoje gera receitas extraordinárias.
Graças à sua influência, foi Óbidos sede da Região de Turismo do Oeste.
Importa agora sobretudo recordar a constante atitude de tratar de modo igual as pessoas fossem ou não adeptas do seu partido. Esse é um grande legado de Pereira Júnior para o futuro democrático a praticar em Óbidos e em todo o País.
O grande espírito de serviço ao bem comum, demonstrado em mais de duas décadas como líder do Município de Óbidos, justifica que seja perpetuada a memória de José António Pereira Júnior.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Grande Homem foi Pereira Júnior.
Óbidos tem o dever de homeneagear Pereira Júnior.
Óbidos tem o dever de homeneagear Pereira Júnior.
Já agora, referir a grande ajuda que disponibilizou, para que as Cerimónias da semana Santa de Óbidos pudessem voltar a ser organizadas, depois de terem sido suspensas no pós 25 de Abril.
Como um dos elementos integrantes da Comissão então criada, várias vezes tive de me encontrar com ele e sei por isso, como não regateou o apoio necessário.
Não era às vezes fácil o diálogo com o Pereira, mas não era uma pessoa de reservas.
E é inegável que se entregou ao Concelho e em parte...foi vítima dessa sua entrega...!
Enviar um comentário