segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Aumenta o desemprego em Óbidos
- Desemprego – O vereador José Machado disse o seguinte:
De acordo com as estatísticas oficiais do IEFP, no final de 2012, Óbidos atingiu um novo máximo de desempregados: 645, quando eram 502 um ano antes e 332 em 2007.
No último ano, o desemprego cresceu 28,5% em Óbidos e desde 2007 esse agravamento foi de 94%.
No Oeste o crescimento do desemprego e no vizinho concelho de Caldas da Rainha, embora elevados, não foram tão grandes como em Óbidos.
Como é sabido, muitas pessoas que residem em Óbidos trabalham nas Caldas da Rainha. Óbidos e Caldas são um espaço económico e laboral comum.
O aumento do desemprego em Óbidos, no último ano, foi 11% superior ao registado em Caldas da Rainha.
Nos últimos cinco anos o desemprego em Óbidos foi 14% superior ao das Caldas da Rainha.
O desemprego é um grave problema geral, sendo preocupante o ritmo do seu agravamento no concelho de Óbidos. As causas do desemprego têm a ver com as políticas europeia, nacional e local. O Município de Óbidos, nos últimos tempos, deu também um contributo.
Como sabemos, o desemprego real é maior do que o das estatísticas oficiais do IEFP.
Sugiro que, em articulação com outras entidades, o município promova uma séria e ponderada reflecção sobre o que tem sido feito, neste domínio, em Óbidos, nos últimos 5 anos, analisar os resultados obtidos, e perspectivar a evolução para os próximos 5 anos, de acordo com a seguinte metodologia:
O presidente da Câmara respondeu afirmando que as iniciativas que o Município tem tomado para aumentar o emprego não têm sido bem aproveitadas pelos desempregados do concelho, mas sim por pessoas de outros municípios, e que os efeitos do Parque Tecnológico resultarão só a médio e a longo prazo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Era tão difícil, mesmo impossível, que a equipa que comanda o município, obedecendo à batuta do Mestre, pudesse ter promovido iniciativas que se adaptassem às capacidades dos seus munícipes, em vez de estarem orientadas para pessoas de fora, às quais a vida do concelho lhes é totalmente indiferente?
A resposta deve ser que o Mestre queria brilhar, e as novas tecnologias lhe pareceram como as mais indicadas para este efeito, por demais egoísta e egocéntrico.
ESTE EXECUTIVO ALEM DE SÓ FAZER FESTAS LÁ NA VILA ,SÓ ARRANJOU EMPREGOS PARA OS SEUS BOYS ,OS OUTROS QUE SE LIXEM ,MAS AGORA QUANDO PRECISAREM DOS VOTOS DOS OUTROS ,NOS MANDAMO-VOS LIXAR !!!
Mais uma baixa.
O Banco Barclays vai encerrar em Óbidos, alegando perda de clientes e de movimento nos últimos meses.
A casa onde está este Banco, ao pé da Caixa Geral de Depósitos, é da câmara que vai deixar de receber a renda.
Vão ao Programa do PSD de 2009 e vejam o que lá está escrito;
3.ª META: CRIAR EMPREGOS DA CRIATIVIDADE
PARQUE TECNOLÓGICO DE ÓBIDOS
Em execução
INCUBADORA DE INDÚSTRIAS CRIATIVAS
Em execução
ESPAÇOS CRIATIVOS DA “RUA NOVA”
Em execução
BOLSA/RESIDÊNCIA PARA PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS
Em preparação
Atendendo aos projectos de recuperação de habitações criativas e à formação de uma rede de residências artísticas e habitações criativas a nível nacional, no âmbito da Rede de Economias Criativas, Óbidos terá a sua própria bolsa para acolhimento de profissionais estrangeiros que sejam uma mais-valia para os projectos locais das indústrias criativas e inovação social.
ATELIER DE CERÂMICA CRIATIVA: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO
Em preparação
Atendendo à boa resposta dada pelo público às exposições de cerâmica contemporânea e também à tradição muito forte deste sector no Oeste, queremos criar um espaço para que novos artistas possam inovar, mas também reinterpretar legados cerâmicos de artesãos e ceramistas locais.
CHOCOLATE LOUNGE
Em execução
Num edifício da Rua Direita, onde hoje se encontra a cantina municipal, vamos instalar um espaço de loja e showroom onde lançamos novos produtos de chocolate da marca “Óbidos”. O espaço será complementado por conteúdos que permitirão fazer uma viagem pedagógica sobre a história do chocolate.
COMPLEXO LOGÍSTICO MUNICIPAL
Em conclusão
A abertura do complexo logístico vai permitir a expansão da oficina de eventos, responsável pela produção cenográfica dos maiores eventos de Óbidos (Chocolate, Vila Natal, Mercado Medieval, Festival de Ópera, Junho das Artes). Esta oficina tem permitido a fixação e desenvolvimento de competências técnicas em domínios como a pintura, marcenaria e carpintaria, serralharia, iluminação e montagem de estruturas, garantindo a Óbidos uma autonomia quase total de competências logísticas, fundamentais para o desenvolvimento da criatividade e das suas interligações com a produção artística e cultural e também com o turismo.
ÓBIDOS GOURMET
Em execução
Agricultura Biológica
Criatório de Ostras
Ginja de Óbidos e Alcobaça
Cozinha molecular
4.ª META: AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
CRIAR UM CAMPUS DO CINEMA
Em preparação
Cinema village e organização de um Festival Internacional do Cinema. Um projecto que equacionámos no Plano de Acção do Oeste de modo a poder garantir apoios públicos à iniciativa privada interessada num projecto empresarial na área do cinema e audio-visual.
COLECÇÃO DE ÓBIDOS
Em execução
Estabelecimento de uma parceria para a edição dos estudos da Rede de Investigação, Inovação e Conhecimento de Óbidos, mais um conjunto de teses de investigação sobre Óbidos, com uma editora implantada no panorama editorial nacional. Estão previstas cerca de 20 publicações nos próximos dois anos.
FÁBRICA DO CHOCOLATE
Em preparação
Apostar numa fábrica artesanal que assuma também uma componente de showroom e exibição das esculturas do Festival Internacional de Chocolate, gerando um produto turístico permanente. Este processo depende muito da capacidade de formar recursos qualificados neste sector específico da pastelaria e da investigação e desenvolvimento que possa ser realizada.
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO BOM-SUCESSO DESIGN RESORT
É um projecto privado que passa por comunicar a inovação deste resort, através da sua grande valia: a arquitectura contemporânea. A presença de obra de alguns dos mais importantes arquitectos portugueses no Bom-Sucesso tem um valor cultural e científico, como tem sido demonstrado com um conjunto, cada vez maior, de visitas guiadas de grupos escolares ao resort.
Restará alguém que ainda se sinta vocacionado a dar crédito ao programa do Telmo?
E como vai financiar, nem que seja uma décima parte, estas promessas?
O homem, e os seus seguidores, além de não terem vergonha na cara, insistem em fazer dos obidenses um rebanho de castrados. mas, inclusive neste concelho, os tempos foram mudando e cada dia há mais cidadãos que sabem ponderar o que valem as mentiras e as propagandas pagas com o dinheiro do município.
Se a coerência dos eleitores prevalecer, o Humberto terá que procurar emprego noutro lado.
Se o Banco vai fechar em Óbidos, não será agora a altura de todos intervenientes, que exigiram ao Barclays grandes mais valias (para não chamar outro nome) devolverem tudo ao Banco? Ai ai Era o devolves! O Barclays que...
O telmismo fez grandes festas. O grande fracasso do PSD de Óbidos é o aumento do desemprego mais que nos outros concelhos à volta. Por causa disso perde as eleições de 2013.
Prometeu muitos empregos e cria desempregados.
Comunicado da Cristina, que não teve coragem e mandou o irmão para perder .
Enviar um comentário