terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Reunião de Câmara -3 de Dezembro de 2007

Na última reunião de Câmara o Vereador José Machado fez a proposta de fusão das empresas municipais de Óbidos, para se reduzirem custos de funcionamento.

De facto, já aquando da sua criação, o PS se manifestou crítico relativamente à necessidade de criação de mais uma empresa municipal no Concelho. Na opinião do PS e dos seus eleitos, a existência de uma só empresa municipal em Óbidos revela-se suficiente para a melhor execução do trabalho que ambas desenvolvem.
Aguarda-se a posição da maioria PSD e do seu executivo.


Na mesma reunião o Vereador José Machado apresentou a seguinte Moção sobre a Geminação Gramado - Óbidos:

Relativamente à assinatura, no dia 21 de Novembro de 2007, em Gramado (Brasil), do protocolo de geminação entre Óbidos e aquele município, gostaria de salientar o seguinte:
Gramado e Óbidos têm em comum, designadamente grandes potencialidades turísticas, não obstante um conjunto de características bem diferentes.
Os eventos do Natal e da Semana Santa são comuns a Óbidos e a Gramado.
Na partilha de experiências entre os dois municípios, importa ter presente que, em Gramado, não há desemprego e que os turistas permanecem, em média, tempo bastante superior ao que sucede em Óbidos.
Estas boas práticas podem ser um bom exemplo para o município de Óbidos.
Finalmente, em Gramado há, habitualmente, um saudável relacionamento e um profundo debate entre as várias forças políticas, que têm, como consequência, encontrarem-se soluções consensuais para a grande maioria das decisões importantes.
Também no município de Óbidos importa caminhar mais no sentido de se consensualizar um conjunto de grandes linhas de orientação válidos para o longo prazo e comuns designadamente a quem tem representação nos órgãos municipais. Isto será útil nomeadamente quando a salutar alternância vier novamente beneficiar o concelho de Óbidos.
José Machado
Vereador da Câmara Municipal de Óbidos

15 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Vereador, muito bem, que eles fiquem a saber que não é por viajar com o Telmo que o senhor deixa de defender o que acredita. Gosto do seu estilo. as pessoas por aqui (gaeiras) acham que o senhor é um pouco mole com eles mas acho que o senhor está muito bem. Pena é que o PS aqui ande todo partido, ninguém se fala. Viva o PS.

Anónimo disse...

Conheço o José Machado, desde o tempo em que ele andava na escola primária de Óbidos.
É uma pessoa de iniciativa, grande competência, com uma grande educação.
Não o estou a ver a fazer a figura que o Dr. Telmo Faria fazia quando estava na oposição.
Caro Eng. José Machado: se voxê chegar a presidente da câmara, vai inaugurara uma nova época no concelho de Óbidos, em que acima tudo estão as pessoas. Você é um humanista de fortes convicções.

Anónimo disse...

Estou a ver que o PS de Óbidos tem dois jogadores principais: José Machado, o diplomata, a jogar no meio campo (sempre o ouvir dizer que é, poticamente, do centro-esquerda, e Cristia Rodrigues, avançada, na esquerda, mais acutilante.
Com esta equipa completada com os deputados municipais do PS, a pouco e pouco lá vão marcando uns pontos.
Mas estão a jogar contra uma equipa muito aguerrida e com prática de muitos truques.
Gostia que o PS voltasse a ganhar em Óbidos. Mas não estou certo que seja da próxima vez.

Anónimo disse...

Dimunir o número de empresas municipais em Óbidos é uma boa proposta.
Sobre a geminação, vamos ver o que isto vai dar.
Óbidos devia geminar-se com uma terra com castelo.

Anónimo disse...

Caro Engº. Machado esteja sempre em cima deles, mas com a sua elegância, com a sua postura. Um bemhaja.

Anónimo disse...

Cristina ou Machado? Vai ser uma decisão complicada. Eu apostava na mesma equipa, Machado a cabeça de lista, a Croistina e os outros. Acho que devem incluir na eleição o Libório das Gaeiras e ficar com espaço para o Eduardo João e quem sabe o Pedro Félix, é que se o Humberto subir a vice o Pedro dá o fora.

Anónimo disse...

Ó engenheiro, democracia em Óbidos, pluralidade, humildade...só consigo, que com o Telmo nem pensar. Ruin esta gente, muito ruin.

Anónimo disse...

Daqui a 2 anos, acho que a melhor equipa que o PS podia apresentar era José Machado, Cristina Rodrigues, Eduardo João (retornado ao PS), Luis de Carvalho, Pedro Félix, Libório, Anabela Blanc, a deputada municipal da Amoreira (a mais bonita das deputadas municipais de Óbidos), etc.
É bom lembrar que o Eduardo João e o Pedro Felíz não são do PSD e estão mais próximos do PS, ideologicamente). O Vitor Mata, presidente da Junta de A-dos-Negros também podia ir na lista do PS. O José Machado podia cativar o Eduardo João e o Vitor Mais, pois conhece-os muito bem desde há muitos anos.
Ainda a lista do PS devia ir buscar uma pessoa da direita democrática para a cultura e uma pessoa da esquerda (CDU) com preocupações sociais.

Anónimo disse...

Acabam de me chamar a atençãoque me esqueci de por o nome do Dr. João Lourenço na equipa. Foi um imperdoável esquecimento meu, pois o Dr. João Lourenço é um elemento de grande valia que enriquece qualquer equipa.
Também me dizem para não esquercer a D. Maria Helena Correia e outras pessoas. Como não sou eu a fazer a lista, mas apenas a dar algumas sugestões, não há problemas.
Mas também digo que as listas só devem ser feitas em 2009. Agora são só ideias por alto.

Anónimo disse...

Garantiram-me que no seio do PSD de Óbidos há várias pessoas a defender a ideia de o engenheiro José Machado deve ser convidado por aquele partido para as próximas eleições municipais, no caso do doutor Telomo Faria não concorrer em Óbidos.

Anónimo disse...

O Machado será o candidato do PS e o Telmo o do PSD. O Telmo não vai a lado nenhum ate 2009. Vai tratar da vidinha dele em 2009 e ficar nas listas do parlamento, mas vai concorrer a Óbidos em 2009. E a Cristina vai candidatar-se em 2013 e será a próxima presidente da CM Óbidos. Escrevam isto.

Anónimo disse...

A Cristina Rodrigues, sabe isso, sempre o soube que um dia lhe caberia a Alcaiadaria.
Irá fazê-lo pois a sua responsabilidade para com a terra e para com as pessoas é grande- Irá fazê-lo porque Óbidos lhe importa e não precisa da terra para subir na vida, nem tem interesses de ambição política Mas acima de tudo, porque é bem formada, culta e ela sim a mais bonita deputada da Asembleia Municipal.

Anónimo disse...

Concordo, a Cristina com mais uns anos de vida lisboeta em cima a nossa Cristina estará de volta e vai ser presidente em Óbidos. Mas se em 2009 o Telmo falha ao psd não sei não, se a contas não saem furadas, se o Machado avança ganha. E fica.

Anónimo disse...

Popis é. Desta vez o PS tem pelo menos 2 candidatos de se lhes tirar o chapéu. E nenhum deles precisa de chegar a presidente da Câmara para subir na vida, para ser conhecido ou para conhecer gente importante.
Qualquer deles servirá desinteressadamente e muito bem os interesses do nosso concelho.
Força PS.

Anónimo disse...

Concordo queo PS poderá apresentar um bom candidato: José Machado ou Cristina Rodrigues.
José Machado tem um feitio mais conciliador e está a meter-se cada vez nos dosiers da Cãmara. Para além do seu grande sentido humanista, tem um perfil técnico. É um engenheiro social - cristão.
A Cristina Rodrigues é mais política e mais liberal.
Qualquer deles tem muita capacidade.
O PS tem condições para vencer as eleições e Óbidos, daqui a 2 ou a 6 anos.